Reportagem

Alameda de Serviços agrega valor aos prédios corporativos

Oferta de facilidades auxilia a vida dos colaboradores das empresas e estimula aqueles que trabalham em regime híbrido a ir ao escritório.

27 de Junho de 2024
Autores:
  • Abgail Cardoso

É fato que o home office ganhou força com a pandemia. Para quem mora nos grandes centros urbanos, o modelo ajudou a não enfrentar trânsito parado ou conduções lotadas. Para as empresas, foi a deixa para repensar seus espaços a fim de reduzir custos e contribuir para a qualidade de vida dos funcionários. Muitas optaram pelo regime de trabalho híbrido, que mescla trabalho presencial e remoto. Com isso, em um primeiro momento, cresceu a oferta de espaços corporativos.

Com benefícios para empresas e seus empregados, o trabalho remoto trouxe um novo desafio para os proprietários de edifícios corporativos: ser atraente o suficiente para que as pessoas queiram frequentar o escritório. É claro que parte dessa equação tem de ser resolvida pelos empregadores, mas os gestores dos prédios corporativos podem contribuir, e muito, para tornar o local atraente. 

Organizar feiras para a venda de produtos e prestação de serviços é uma das estratégias que podem dar bons resultados. Isso porque soluções que otimizam o tempo e trazem conveniência são sempre bem-vindas, especialmente para quem vive nas grandes cidades.

Imagine uma chuva ou forte calor lá fora, é meio-dia e você precisa almoçar ou fazer umas compras. Imagine agora que no próprio prédio onde você trabalha tem um espaço onde é possível encontrar de lanches, cafés, queijos, vinhos, doces e chocolates a minimercado, serviço de limpeza de veículo, presentes variados, banho e tosa, salão de beleza e spa de massagem. “Sem dúvida, a realização de feiras itinerantes ou a instalação de quiosques permanentes são bem interessantes”, afirma Juliana Veiga, gestora do Condomínio WWO e OWO, no Rio de Janeiro.

Para os proprietários dos imóveis, essa é uma estratégia de diferenciação e mostra seu compromisso com questões de ESG, diz Christiane Durante, gestora do Condomínio Vista Carioca e líder do grupo de Alamedas de Serviços da JLL. Além de conveniência, essas feiras têm um forte apelo socioeconômico, já que proporcionam a pequenas empresas e a microempreendedores individuais a oportunidade de expor seus produtos para um grande fluxo de pessoas. 

A experiência da Alameda de Serviços

Reconhecida por suas ações de ESG em diversos prêmios globais, a JLL criou o Comitê Comunidades, que desenvolveu diversos programas. Entre eles, estão as feiras em alguns dos prédios que administra. O projeto abre a possibilidade de divulgação e exposição de produtos e serviços e vem ajudando mais de 100 pequenos empreendedores.

Na JLL, as feiras ganharam o nome de Alameda de Serviços e começaram como iniciativas isoladas, mas acabaram sendo formalizadas e entraram para o portfólio de serviços da administradora. A empresa percebeu que havia espaço para consolidá-las e organizá-las para oferecer aos proprietários e síndicos um serviço estruturado e que agrega valor ao empreendimento.

Hoje, a JLL oferece um catálogo de produtos e serviços com cerca de 100 fornecedores cadastrados, que incluem empreendedores de atuação apenas local e outros que podem atender prédios em diversas cidades.

Segundo Juliana, cada um desses eventos movimenta cerca de 20 pequenos negócios, como fornecedores de barracas, serviços de frete e montagem. “Na nossa experiência, observamos que a feira pode levar a outras oportunidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, uma cafeteria foi convidada a instalar um ponto de venda no escritório de uma empresa com 300 funcionários”, relata.

Por seus benefícios socioambientais, a Alameda do Bem, como é chamada essa iniciativa nos prédios do Rio de Janeiro, ficou em 2o lugar em uma premiação promovida pela Fecomercio RJ. Em alguns empreendimentos, a Alameda do Bem funciona como ponto de coleta de doações para o Exército da Salvação.

A seguir, saiba como organizar uma feira em seu empreendimento:

  • A condição básica para instalar uma feira no prédio é ter o consentimento do proprietário.
     
  • Um funcionário da empresa de gerenciamento de propriedades ou um terceirizado pode ficar responsável pela organização do evento, para gerenciar o espaço e selecionar os expositores, dando suporte à montagem.

  • A área dependerá do número de expositores. Em geral, uma feira conta com 20 quiosques com 1,2 metro cada.

  • A feira pode ser montada em uma área interna ou externa. Se não for área de passagem, é necessário divulgar onde estará instalada e em quais dias.

  • Se a área for externa, é possível até mesmo permitir o acesso a visitantes e vizinhos.

  • É preciso alvará para quiosques fixos, como box de lavagem de veículos.

  • A periodicidade do evento itinerante pode ser mensal ou quinzenal.

  • Os melhores dias para realizar os eventos são terça, quarta e quinta-feira.

 

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