Quatro motivos para a sua empresa estar em um edifício monousuário
Imóveis ocupados por uma única empresa podem trazer vantagens competitivas ao negócio.
Mais do que somente uma definição imobiliária, o tipo de edifício que uma empresa vai ocupar é uma decisão estratégica, pois impacta a rotina e o engajamento dos colaboradores e representa muito da identidade e da cultura organizacional, transmitindo uma imagem ao mercado. Se antes as opções das empresas eram restritas a prédios multi ou monousuários, hoje o leque cresceu com o surgimento de coworkings e de edifícios de uso misto. Para fazer a melhor escolha, o ideal é ponderar adequadamente as prioridades do seu negócio.
Além de ter acesso a um amplo portfólio de imóveis, uma consultoria imobiliária possui conhecimento para dar suporte às empresas na hora de decidir sobre seu espaço, considerando também o tipo de ocupação. Cada modelo tem suas vantagens, e é fundamental avaliar o perfil e as necessidades do negócio antes de tomar uma decisão, conforme indica Júlia Polli, da área de Transações da JLL.
“Alguns segmentos, como educacional, de saúde e publicidade, tendem a preferir esse tipo de imóvel, pois, geralmente, possuem uma necessidade maior de concentração de funcionários e de posicionamento de marca. Porém, edifícios monousuários atendem a qualquer segmento, já que podem ser adequados para atender a necessidades de toda empresa cujo momento seja propício para centralizar operações e fortalecer imagem corporativa.”
Um dos modelos mais tradicionais, os edifícios monousuários continuam em alta no mercado, mesmo com o surgimento das inovações como os coworkings, por causa de uma série de benefícios que apresentam. Segundo Júlia, alguns deles são:
- autonomia e liberdade;
- imagem corporativa fortalecida;
- integração de equipes;
- segurança.
Vantagens do edifício monousuário
A seguir, veja as quatro principais vantagens que o edifício monousuário traz ao seu ocupante e avalie se o modelo se adequa às necessidades da sua empresa.
1. Autonomia e liberdade
O edifício monousuário permite a adaptação de áreas administrativas e de gestão predial (como segurança, limpeza, manobrista, entre outros) de acordo com as prioridades e necessidades do ocupante. Além disso, oferece a empresa a liberdade de escolher como e quando os serviços administrativos funcionarão. Essa autonomia ainda permite a flexibilização do horário de funcionamento.
2. Imagem corporativa fortalecida
Estar em um edifício de ocupação única fortalece a imagem corporativa. Muitas empresas optam por esse tipo de escritório, pois possibilita a customização de todo o imóvel, com comunicação visual que se enquadra ao padrão e ao perfil da organização. Muitos materiais de divulgação institucional, como banners, totens e adesivos, acabam limitados em imóveis multiusuários.
3. Colaboração e integração de equipes
A concentração de todos os setores da empresa em um único local favorece a integração entre as equipes, com maior colaboração e fluxo de informações entre funcionários, tornando a comunicação mais fluida e ágil. Além disso, é possível flexibilizar o uso do espaço conforme a necessidade da empresa e posicionar as áreas de forma mais estratégica.
4. Segurança diferenciada
Imóveis monousuários oferecem mais segurança porque têm melhor controle de acesso, tendendo a receber apenas funcionários e clientes do ocupante. Além disso, a gestão do acesso e da segurança pode ser potencializada, já que está a cargo de uma só equipe, sendo dimensionada conforme os objetivos da empresa.
Mais pontos a considerar
O planejamento imobiliário da sua empresa, obviamente, vai além do modelo de ocupação. A localização é um dos primeiros pontos a ser considerado, uma vez que edifícios bem situados facilitam o deslocamento dos colaboradores, além de ter por perto melhor oferta de serviços, restaurantes, opções de ensino, lazer e transporte público. Tudo isso contribui para a motivação e o engajamento da equipe, além de facilitar o acesso também de clientes e fornecedores.
A JLL é especialista em encontrar as melhores opções imobiliárias, em implementar escritórios que atendam às necessidades dos ocupantes e em fazer a gestão do ambiente para estimular a produtividade. Aqui, descubra como escolher o lugar certo para o seu espaço de trabalho.