Público presente nos empreendimentos corporativos cresce a cada trimestre
A pandemia de COVID-19 impactou o mercado imobiliário corporativo como nunca havia ocorrido. Abruptamente, a maioria das pessoas foi obrigada a se adaptar a um novo sistema de trabalho e muitos escritórios acabaram fisicamente desocupados. Mas, à medida que as economias se recuperam e a vacinação avança, os espaços corporativos estão voltando a ver os índices de presença de público crescerem em comparação com os níveis observados até o início de 2020.
Selecionamos 49 empreendimentos administrados pela JLL, em São Paulo e no Rio de Janeiro, para analisar essa evolução. Após a frequência de pessoas (entre funcionários, prestadores de serviço e visitantes) nesses edifícios cair para 32% em relação ao pré-pandemia, o mesmo índice já subiu para 66% no primeiro trimestre de 2022. Está claro, portanto, o processo de retomada do trabalho presencial.
Principais tópicos
Retorno é evidente em edifícios gerenciados pela JLL
Somando todos os empreendimentos selecionados para este estudo, o que já se vê é uma presença de público de 66% em comparação com o que havia no primeiro trimestre de 2020.
Regiões primárias de SP recuperam público mais rapidamente
Percentualmente mais afetadas pela pandemia em sua frequência, as regiões primárias recuperaram o público mais rapidamente, ultrapassando os 70% de frequência no 1T2022.
Frequência de pessoas nos escritórios cresce a cada trimestre
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dados do primeiro trimestre de 2022 confirmam a perspectiva positiva para o retorno aos escritórios.
Modelo híbrido mantém os escritórios como fundamentais
Diante do notório retorno das pessoas aos empreendimentos corporativos, está claro que o modelo híbrido já faz parte da realidade e será o verdadeiro norte para o futuro do trabalho.
Retomada mostra escritórios novamente mais adensados
A retomada do trabalho presencial também é perceptível quando se calcula a quantidade de área ocupada por cada colaborador dentro de um escritório.
Locações acompanham retomada do trabalho presencial
Depois de uma recuperação gradual em São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo de 2021, o ano começou com novos índices positivos no mercado corporativo de alto padrão.