Reportagem

Tecnologia melhora a eficiência da operação e torna os espaços corporativos mais modernos, seguros e acolhedores

Ferramentas avançadas focadas na gestão de facilities permitem controle total de serviços e fornecedores, além de aprimorar a experiência dos usuários.

29 de Abril de 2024
Autores:
  • Agência Tecere

Embora tenha sido um dos últimos setores a aderir à transformação digital, o mercado imobiliário já experimenta os benefícios da tecnologia na gestão dos ativos imobiliários. No caso do Gerenciamento de Facilities, as ferramentas atualmente disponíveis trazem vantagens para todas as pontas: o gestor de Facilities, que ganha visibilidade total dos serviços prestados; o usuário, que desfruta de um ambiente mais moderno; e a operação em si, que se torna mais eficiente.

Estamos falando de aplicativos e softwares para abertura de chamados, controle de manutenções preventivas e corretivas, avaliação da vida útil de equipamentos e instalações, gerenciamento de fornecedores, acompanhamento de serviços como jardinagem, controle de pragas, limpeza, segurança, entre outros, com indicadores como qualidade e tempo de resposta.

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“O Gerenciamento de Facilities exige controle muito apurado de todos esses aspectos para garantir um ambiente seguro e adequado para receber colaboradores e visitantes nos espaços de trabalho, sejam escritórios, fábricas ou galpões. A tecnologia, além de facilitar esse controle, permite tomadas de decisão baseadas em dados”, afirma Fatima Bottameli, diretora de Novos Negócios da JLL Work Dynamics.

A maioria das empresas já reconhece o valor estratégico da tecnologia aplicada ao Real Estate. Segundo uma pesquisa global da JLL, 92% dos ocupantes acreditam que a tecnologia impulsiona a vantagem competitiva e 91% estão dispostos a pagar mais por um espaço tecnológico. Ainda assim, existem muitas empresas que não fazem um controle integrado do Gerenciamento de Facilities e usam planilhas ou ferramentas de gerenciamento de tarefas não especializadas para essa finalidade. Essa dispersão de dados e de atividades entre diversas áreas prejudica o controle e a eficiência. 

Tecnologia não é diferencial, é exigência para boa gestão

A JLL foi pioneira no investimento em tecnologias para o mercado imobiliário e é a única que possui uma vertical de negócios voltada para essa área. Por isso, oferece soluções especializadas e sob medida para cada cliente. Ao contratar o serviço de Gerenciamento Integrado de Facilities da JLL, as empresas passam a contar com as melhores ferramentas, sem precisar investir antes em implementação de sistemas e licenças. 

“A solução da JLL com tecnologia embarcada torna a transformação digital mais viável economicamente e é mais simples de colocar em operação, para que, em um prazo de 60 a 90 dias, o cliente já possa ter visibilidade dos benefícios”, explica Bottameli.

A JLL também oferece um aplicativo totalmente amigável para o usuário, ou seja, os colaboradores ocupantes do espaço, para que possam abrir chamados de forma rápida e simplificada, com apenas três cliques, usando recursos como foto, QR Code e tagueamento. Ele permite que o time de operação administre todas as ordens de serviço e fornece atualizações em tempo real sobre a resolução do problema. Assim, as pessoas se sentem incluídas e contribuem para o bom funcionamento do espaço de trabalho.

Esse conjunto de soluções é conhecido por CMMS, sigla para Computerized Maintenance Management System ou, em português, Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado. O software produz relatórios, dashboards de fácil entendimento e traz insights sobre os requisitos que a operação deve avaliar e cumprir, com total visibilidade do que acontece na operação, inclusive informações sobre serviços terceirizados, controle de custos, de contratos, de estoque, gastos esporádicos, entre outros indicadores.

“Tudo isso é suportado por ferramentas internas da JLL para Sourcing, facilitando RFI, RFP, e outras ferramentas para controle de orçamento do cliente, simplificando toda a parte de controladoria para alocação dos recursos em centros de custo. Em portfólios de médio a grande porte, incluímos, se necessário, BI [Business Intelligence] e outras soluções como IoT [Internet das Coisas] para automatização de sistemas e projetos pontuais de sustentabilidade baseados em dados”, diz a diretora da JLL.

Para esses grandes clientes que querem uma visão mais holística e controle total do ciclo de vida do seu portfólio, há as soluções de IWMS (Integrated Workplace Management System), ou em português Sistema Integrado de Gerenciamento do Local de Trabalho, compostas por módulos e implementadas pela JLL por uma equipe local com conhecimento global.

“Além do serviço de gestão da tecnologia, somos licenciadores e temos habilitação global para oferecer soluções de outras empresas, como IBM, Nuvolo e Archibus. São parceiros de anos da JLL, com os quais já trabalhamos em diversos projetos. Possuímos centros de excelência de mão de obra espalhados pelo mundo, com know how na implementação, transição e no suporte ao cliente”, diz Weslei Rios, diretor da JLL Technologies.

De acordo com Evelin Bottura, Head Brasil da JLL Work Dynamics, a JLL tem condições de atender o cliente de ponta a ponta. “Oferecemos as soluções de tecnologia adequadas para a realidade do cliente, buscando atingir seus objetivos de eficiência operacional, mitigação de riscos e economia. Com a automatização, é mais fácil identificar ineficiências e encontrar oportunidades de economia.”

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