Opinião

O que todo funcionário precisa saber para trabalhar em casa

Você precisa trabalhar remotamente e não sabe como? A equipe de Workplace Strategy da JLL compartilha algumas dicas que deixarão o trabalho mais fácil e aumentarão seu desempenho.

26 de Março de 2020

Quando se trata de montar um espaço de trabalho em nossa casa, algumas considerações como escolher os móveis certos ou a iluminação adequada são essenciais. Estas são 5 dicas práticas para fazer deste problema uma tarefa mais fácil.

1 - Quanto mais luz, melhor

Ao escolher o melhor "canto" para trabalhar, o acesso à luz natural é primordial. A recomendação é sempre colocar a mesa perpendicular (em um ângulo de 90°) à janela.

Por quê? É comprovado que o acesso à luz natural aumenta a produtividade, ajuda na concentração e a reduzir a pegada de carbono ao economizar energia. 

2 - Toda ação conta, por menor que seja

Para um posicionamento ideal, o laptop deve estar localizado na altura dos olhos. Sugerimos colocar alguns livros para atingir essa altura. Para uma postura correta, é aconselhável escolher uma cadeira que permita que as mãos, pulsos e antebraços fiquem em linha reta e paralelos ao chão. Além disso, é importante que seus pés estejam totalmente apoiados no chão (se isso não for possível, utilize uma caixa rígida como apoio).

Por quê? Todos sabemos que ter uma vida sedentária traz riscos à saúde. Trabalhar na posição errada pode pressionar e tensionar seus músculos e, com o tempo, comprometer seu bem-estar.

  3 - Aproveite as ferramentas ao máximo

Para quem está acostumado a trabalhar com uma tela adicional no escritório, compartilhamos uma alternativa para improvisar uma em casa. As TVs são ótimos recursos e podem ser usadas com um cabo HDMI ou dispositivo Chromecast. Ao conectá-los, é possível visualizar o conteúdo do computador na tela de sua TV. Além disso, para conferências em que não seja preciso estar ativo todo o tempo, use seus dispositivos sem fio (como AirPods) que podem ser levados ao caminhar pela casa ou ao desfrutar de um espaço ao ar livre como uma varanda ou terraço.

Por quê? A incorporação da tecnologia nos espaços de trabalho tem contribuído para a eficiência dos funcionários. Para evitar que nossa casa seja um empecilho, indicamos usar todos os recursos disponíveis.

4 - Transforme sua casa em uma "activity-based home"

"Activity-based working" é um estilo de trabalho que permite que as pessoas escolham onde e como trabalhar de acordo com a atividade que estejam fazendo. Ao trabalhar em casa, use o sofá para atender algumas ligações, a mesa de jantar como mesa de trabalho ou a bancada da cozinha como alternativa quando quiser trabalhar em pé.

Por quê? A menos que você more sozinho, todos os membros de sua família devem ter acesso equitativo aos espaços da casa. Alternar seu espaço de trabalho diariamente é uma oportunidade para realizar diversas atividades, trabalhando de forma concentrada. Lembre-se sempre de implementar a política de "escritório limpo" para evitar conflitos com a família.

5 – Uma pessoa precavida vale por duas

Cair a conexão da Internet é um dos problemas mais comuns que enfrentamos em nosso dia a dia, especialmente quando estamos prestes a receber uma chamada importante ou quando estamos trabalhando na entrega final de algum projeto. Se esse é o seu caso, esta é uma dica que vai ajudar a não perder a calma: tenha todos os aplicativos que você usa diariamente em seu celular. Se acontecer alguma coisa com a conexão do computador, os aplicativos podem ser acessados pelo dispositivo mobile.

Por quê? Como Denis Waitley disse: "Espere o melhor, planeje-se para o pior e prepare-se para ser surpreendido". E uma dica extra para quem mora na América Latina é manter sempre seu computador e telefone carregados (nunca se sabe quando pode acontecer uma queda de energia).

Conclusão

Em uma era de mudanças sem precedentes, a adaptação contínua é fundamental. Além dos conselhos técnicos comentados acima, há o fator humano que não pode ser ignorado. Nossa recomendação para as empresas é: deem o apoio necessário para que seus funcionários não se sintam sozinhos ao trabalhar remotamente. Seja uma reunião individual com o gerente ou um café virtual com um colega, são bem-vindas todas as iniciativas que possam manter a conectividade entre as pessoas para garantir que ninguém se sinta socialmente isolado ao trabalhar de casa.

Autor: Lionela Riccobelli, Consultant Workplace Strategy JLL