Pontos de vista

Jornada da inclusão: a causa LGBTI+ vai muito além do mês de junho

Precisamos refletir todos os dias sobre as ações que podemos tomar para contribuir com a luta LGBTI+ em prol de um mundo melhor.

O mês de junho marca o Mês Internacional do Orgulho LGBTI+, uma celebração anual para comemorar a revolta de Stonewall em 1969, em Nova York, que ajudou a abrir caminho para direitos e reconhecimento para pessoas LGBTI+ em todo o mundo. Mas é de extrema importância que sejamos conscientes ao fazer as devidas celebrações ao longo deste mês como, por exemplo, relembrarmos que ainda existem países que punem a homossexualidade com pena de morte, e outros onde a homossexualidade é crime – ao todo, são quase 70 países onde ainda temos essa dolorosa realidade. E, no Brasil, apesar dos avanços recentes na pauta LGBTI+, mais uma vez fomos listados como o país que mais mata pessoas transgênero no mundo, segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

Por isso, a discussão ao redor do Mês do Orgulho não pode ser tratada levianamente nem podemos reduzir a luta da população LGBTI+ a bandeiras coloridas na Parada do Orgulho. É, e sempre foi, algo muito maior do que a festa e a alegria que vemos nesses eventos. A população LGBTI+ tem uma história de resiliência, coragem e quebra de paradigmas que merece, não somente o nosso respeito, mas sobretudo nossa ação.

Pensando em ações consistentes, que permeiem todo o ano – e não apenas o mês de junho – a JLL tomou um passo muito importante na luta pelos direitos LGBTI+ ao assinar um Manifesto promovido pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa é uma das organizações mais importantes no país, reunindo empresas engajadas em diminuir a desigualdade e o preconceito nessa pauta. Estes são os 10 Compromissos que permeiam as nossas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão:

    1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção dos direitos LGBTI+.
    2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.
    3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
    4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
    5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
    6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
    7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
    8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
    9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.
    10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Além disso, somos muito gratos pela ativa participação dos membros do nosso grupo de afinidade dedicado à comunidade LGBTI+, o Building Pride. Representando diversas orientações afetivo-sexuais e gêneros, eles nos ajudam a criar um ambiente seguro para todos, e as perspectivas e sugestões que nos trazem são essenciais para nossa cultura de inclusão. Por meio do excelente trabalho desse grupo de afinidade, implementamos nossa Campanha dos Aliados, cartilhas para pessoas em transição de gênero, parceiros de Talent Acquisition para atração de talentos LGBTI+, potentes sessões de sensibilização para os colaboradores e ações filantrópicas para ONGs. Fica aqui o agradecimento a esse grupo incrível!

E, antes de encerrarmos, proponho uma reflexão importante: o que você faz pela inclusão da comunidade LGBTI+? Como você, ativamente, combate a discriminação? Seja parte dessa luta!

Quer saber mais? Entre em contato com o autora deste artigo:

Rubia Dias,Gerente LatAm, Diversidade, Equidade e Inclusão
Rubia Dias
Gerente LatAm, Diversidade, Equidade e Inclusão