COVID-19: uma cronologia de como os ocupantes de CRE podem reagir
Da preparação à resiliência, saiba mais sobre as quatro fases de resposta e a cronologia associada a cada fase.
O surto de COVID-19 e sua rápida disseminação por todo o mundo foi uma surpresa. Quanto maior a propagação e quanto mais tempo persistir, maior a chance de um impacto prolongado nos negócios.
Embora seja fundamental que os ocupantes atendam imediatamente às necessidades de preparação, proteção e comunicação no local de trabalho, situações únicas como a COVID-19 também exigem monitoramento contínuo e adaptações nas estratégias de resposta no gerenciamento de continuidade do local de trabalho.
Todas as empresas devem se esforçar para ter resiliência corporativa e considerar fatores importantes como mudanças em modelos de negócios, mudança de ameaças, mudanças nos ambientes e avaliação contínua das prioridades de risco.
Confira as quatro fases de resposta e a cronologia associada a cada fase.
Fase 1: Preparação, proteção e comunicação (primeira ou duas primeiras semanas)
- Ative ou crie um plano de continuidade de negócios para operações de real estate e forme uma equipe global de resposta, garantindo o alinhamento com o posicionamento de gestão de riscos corporativos.
- Avalie a continuidade do local de trabalho e mantenha o distanciamento social imediato.
- Compreenda o que é preciso para alcançar escalabilidade trabalhando remotamente e implemente o trabalho remoto para conter e mitigar a dispersão do vírus entre seus funcionários.
- Planeje a continuidade do local de trabalho com base em cenários “e se?” agressivos, moderados e conservadores.
- Crie protocolos, diretrizes e recursos sólidos de comunicação.
- Otimize os processos de tomada de decisão para garantir que a resposta seja rápida e a comunicação eficaz para assegurar a continuidade dos negócios.
- Se necessário, feche imediatamente as instalações, ou ao menos partes delas, e identifique locais alternativos para trabalhar, implementando um plano de trabalho remoto.
- Imponha medidas rigorosas de higiene e limpeza no local, garanta a gestão eficiente dos resíduos e possibilite a circulação de ar no edifício para ajudar a mitigar a contaminação pelo ar.
Fase 2: Monitoramento e prontidão (três a quatro semanas)
- Monitore e avalie continuamente a situação e ajuste seu plano de acordo a cada momento.
- Acelere os programas de capacitação de trabalho mobile se necessário.
- No curto prazo, foque no gerenciamento operacional de processos de real estate e de mitigação para locais críticos.
- Garanta a manutenção dos suprimentos adequados e considere qualquer disrupção potencial nas cadeias de suprimentos.
Fase 3: Continuidade (um a três meses)
- Apoio à continuidade dos negócios por meio de programas de trabalho mobile e remotos.
- Prepare-se para disrupções na cadeia de suprimentos que impactarão as operações.
- Espere por maior demora e tomadas de decisões mais cautelosas no mercado imobiliário.
Fase 4: Resiliência (mais de três meses)
- Considere como a redução da emissão de carbono e a diminuição das viagens aéreas poderiam mudar as percepções sobre sustentabilidade.
- Espere que os funcionários tenham requisitos mais rigorosos de saúde e segurança em seus imóveis.
- Planeje-se para uma maior adoção de tecnologia no local de trabalho, como sensores, indicadores de qualidade do ar e de ocupação.
DISCLAIMER: A JLL e respectiva equipe não estão autorizadas ou qualificadas para orientá-lo ou influenciá-lo na preparação dos seus planejamentos ou preparativos de continuidade corporativa sob uma perspectiva de saúde e políticas públicas. Embora estejamos nos esforçando para garantir o fornecimento de uma lista atualizada de recursos disponíveis publicamente, todos os detalhes sobre o COVID-19, bem como as implicações em saúde e políticas públicas, devem ser abordados sob a recomendação de um especialista independente.