Pontos de vista

COVID-19: uma cronologia de como os ocupantes de CRE podem reagir

Da preparação à resiliência, saiba mais sobre as quatro fases de resposta e a cronologia associada a cada fase.

O surto de COVID-19 e sua rápida disseminação por todo o mundo foi uma surpresa. Quanto maior a propagação e quanto mais tempo persistir, maior a chance de um impacto prolongado nos negócios.

Embora seja fundamental que os ocupantes atendam imediatamente às necessidades de preparação, proteção e comunicação no local de trabalho, situações únicas como a COVID-19 também exigem monitoramento contínuo e adaptações nas estratégias de resposta no gerenciamento de continuidade do local de trabalho.

Todas as empresas devem se esforçar para ter resiliência corporativa e considerar fatores importantes como mudanças em modelos de negócios, mudança de ameaças, mudanças nos ambientes e avaliação contínua das prioridades de risco.

Confira as quatro fases de resposta e a cronologia associada a cada fase.

Fase 1: Preparação, proteção e comunicação (primeira ou duas primeiras semanas)

  • Ative ou crie um plano de continuidade de negócios para operações de real estate e forme uma equipe global de resposta, garantindo o alinhamento com o posicionamento de gestão de riscos corporativos.
  • Avalie a continuidade do local de trabalho e mantenha o distanciamento social imediato.
  • Compreenda o que é preciso para alcançar escalabilidade trabalhando remotamente e implemente o trabalho remoto para conter e mitigar a dispersão do vírus entre seus funcionários.
  • Planeje a continuidade do local de trabalho com base em cenários “e se?” agressivos, moderados e conservadores.
  • Crie protocolos, diretrizes e recursos sólidos de comunicação.
  • Otimize os processos de tomada de decisão para garantir que a resposta seja rápida e a comunicação eficaz para assegurar a continuidade dos negócios.
  • Se necessário, feche imediatamente as instalações, ou ao menos partes delas, e identifique locais alternativos para trabalhar, implementando um plano de trabalho remoto.
  • Imponha medidas rigorosas de higiene e limpeza no local, garanta a gestão eficiente dos resíduos e possibilite a circulação de ar no edifício para ajudar a mitigar a contaminação pelo ar.

Fase 2: Monitoramento e prontidão (três a quatro semanas)

  • Monitore e avalie continuamente a situação e ajuste seu plano de acordo a cada momento.
  • Acelere os programas de capacitação de trabalho mobile se necessário.
  • No curto prazo, foque no gerenciamento operacional de processos de real estate e de mitigação para locais críticos.
  • Garanta a manutenção dos suprimentos adequados e considere qualquer disrupção potencial nas cadeias de suprimentos.

Fase 3: Continuidade (um a três meses)

  • Apoio à continuidade dos negócios por meio de programas de trabalho mobile e remotos.
  • Prepare-se para disrupções na cadeia de suprimentos que impactarão as operações.
  • Espere por maior demora e tomadas de decisões mais cautelosas no mercado imobiliário.

Fase 4: Resiliência (mais de três meses)

  • Considere como a redução da emissão de carbono e a diminuição das viagens aéreas poderiam mudar as percepções sobre sustentabilidade.
  • Espere que os funcionários tenham requisitos mais rigorosos de saúde e segurança em seus imóveis.
  • Planeje-se para uma maior adoção de tecnologia no local de trabalho, como sensores, indicadores de qualidade do ar e de ocupação.

DISCLAIMER: A JLL e respectiva equipe não estão autorizadas ou qualificadas para orientá-lo ou influenciá-lo na preparação dos seus planejamentos ou preparativos de continuidade corporativa sob uma perspectiva de saúde e políticas públicas. Embora estejamos nos esforçando para garantir o fornecimento de uma lista atualizada de recursos disponíveis publicamente, todos os detalhes sobre o COVID-19, bem como as implicações em saúde e políticas públicas, devem ser abordados sob a recomendação de um especialista independente.

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