Pontos de vista

De local de trabalho para a experiência do trabalho

27 de Janeiro de 2019

Criar o local de trabalho do futuro não é simplesmente construir um novo escritório. Você precisa criar programas que preparem e gerenciem não apenas o espaço, mas também a própria experiência de trabalho para oferecer eficiência, dinamismo e bem-estar contínuos.

De acordo com uma pesquisa da JLL, O Futuro do Trabalho e do Local de Trabalho, as empresas precisam “curar” o local de trabalho enquanto definem a agenda social para criar oportunidades de networking e abraçar a colaboração.

O local de trabalho do futuro é uma visão de espaços e tecnologias inovadoras em rede - um espaço onde seus funcionários podem se unir para interagir e colaborar não apenas com colegas, mas também com empresários e funcionários de outras organizações.

Como você pode garantir que sua organização esteja preparada para uma transição bem-sucedida em direção ao local de trabalho do futuro?

Estabelecendo os comportamentos certos

É importante entender que o ambiente físico é apenas um dos itens ao adotar essa transição para um local de trabalho do futuro. O líder de Gestão de Contas Corporativas da JLL, Rajiv Nagrath, diz que as empresas devem estabelecer primeiro quais serão os comportamentos no local de trabalho e depois apoiar esses comportamentos com o espaço de trabalho e as tecnologias corretas.

“Ao olhar para a mudança da força de trabalho, você não pode ter o local de trabalho sem os processos para implementá-lo”, diz ele.

Dinesh Acharya, líder de Estratégia de Trabalho da JLL, apoia esse sentimento e sugere que novos comportamentos já devem estar incorporados na cultura da força de trabalho antes da transição para um novo ambiente.

“Conversamos sobre preparar o lugar para o nosso pessoal e prepará-lo para a mudança”, diz Acharya. "Você não pode presumir que eles entenderão como usar novos tipos de tecnologia e espaço e adotar comportamentos se ainda não estiverem praticando. No novo ambiente, esses comportamentos já devem estar incorporados.”

Um espaço de trabalho equipado para feedback constante

O conceito "definir e esquecer" não deve existir quando se trata de estabelecer um novo local de trabalho. As zonas de inovação precisam ser fomentadas, testadas e modificadas para serem totalmente aproveitadas. Ele precisa se unir à gestão do espaço continuamente para garantir que tanto o ambiente quanto a força de trabalho estão produzindo um bom desempenho.

Novos edifícios e espaços tornarão mais fácil fazer isso - o futuro promete um espaço de trabalho equipado para monitoramento constante e feedback em tempo real.

“No futuro, os sensores estarão em todo o ambiente de trabalho”, diz Acharya. “Se você combinar a tecnologia de sensores, a experiência do usuário e o design do espaço, fomentar a cultura de trabalho correta será bem simples”.

Recomendamos que os dados sejam usados ​​para modificar, reorganizar e ajustar o espaço. Isso garante que o espaço de trabalho se alinhe ao perfil comportamental de seus funcionários e suporte a forma como eles trabalham.

Bem-estar como foco principal

O conceito de “bem-estar” está crescendo em importância, com acadêmicos ligando locais de trabalho satisfeitos com maior produtividade. Pesquisadores do Reino Unido descobriram que a felicidade pode aumentar a produtividade da força de trabalho em mais de 10%. Embora vários fatores (como relacionamentos positivos, estímulo ao trabalho e reconhecimento) contribuam para a felicidade no local de trabalho, um ambiente de trabalho agradável e altamente funcional é importante.

Assim como o espaço físico deve ser constantemente monitorado e ajustado, o mesmo deve acontecer com o usuário. O bem-estar é uma grande parte do aprimoramento da experiência no local de trabalho. Muitas organizações (como Fitbit, Google e Draper, Inc) lançaram programas de bem-estar em uma unidade para aumentar a felicidade e a produtividade dos funcionários e reduzir o absenteísmo e os custos de longo prazo com a saúde. Os programas variam - eles incluem a realização de oficinas de nutrição, fornecimento de bicicletas e chuveiros para os funcionários, sessões de ioga ou tai chi para relaxamento, vacinação contra gripe ou até mesmo a permissão para que os funcionários se voluntariem para caridade de escolha.

Esses programas também devem complementar o espaço físico para melhorar a eficiência e a eficácia no trabalho, avaliando a contribuição de um edifício para o bem-estar dos funcionários. Organizado em sete categorias de bem-estar - ou seja, ar, água, luz, nutrição, condicionamento físico, conforto e mente - o padrão internacional tem 102 métricas de desempenho, estratégias de design e procedimentos que proprietários e inquilinos de edifícios podem implementar para alcançar resultados de bem-estar.

Como Nagrath aponta, “bem-estar” no espaço de trabalho refere-se a locais de trabalho bem equipados, equipes bem conectadas e funcionários fisicamente bem instalados.

“Bem-estar é absolutamente um dos próximos grandes desafios”, diz ele. As pessoas agora estão surpreendentemente armadas com informações e estão cientes dos riscos à saúde decorrentes do trabalho sedentário. No futuro, seu pessoal exigirá uma sensação de bem-estar, e isso precisa estar no radar da sua organização. Toda organização, eventualmente, precisará praticar ações para a comunidade em geral, mas, primeiro, precisa começar com sua força de trabalho.

Os próximos desafios

Os dois especialistas concordam que apenas empresas dispostas a adotar uma atitude ágil em relação à experiência no local de trabalho - uma que alinhe o espaço físico com o cultural em um ambiente gerenciado de forma responsável - prosperarão no futuro.

Como a tecnologia continua a evoluir ao longo do tempo, há e haverá muitas mudanças dramáticas que afetarão nosso trabalho. Você precisa ser rápido para prosperar, estar à frente da curva e sempre procurar por interrupções na pista. Adote uma visão abrangente para o local de trabalho e se esforce para criar um espaço de trabalho dinâmico.

O local de trabalho do futuro é mais do que apenas espaço - é sobre a experiência de trabalho de seus funcionários.

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