Gestão da JLL eleva
JK Financial Center à certificação LEED Gold
Atualização do sistema de ar-condicionado trouxe ganhos significativos de eficiência energética e redução de custos.
Foco
Obtenção da Certificação LEED Gold.
Valor
Eficiência energética e redução de custos.
Localização
São Paulo (SP).
O edifício JK Financial Center (JKFC), em um dos endereços corporativos mais tradicionais de São Paulo, conseguiu elevar sua certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Silver para Gold com a atualização do sistema de ar-condicionado.
Embora seja importante para o posicionamento do empreendimento no mercado imobiliário, o upgrade no selo de sustentabilidade foi um benefício indireto, pois não era o objetivo final do trabalho de modernização. O foco era recuperar os equipamentos, que estavam mal conservados e mal operados, para garantir que continuassem funcionando e evitar um colapso. Por conta do mau funcionamento, os custos com energia eram altíssimos, com impactos no fluxo de caixa.
“Se o ar-condicionado não funcionar, é quase impossível ter um edifício corporativo em operação. Uma manutenção que faça com que esse sistema funcione de maneira mais eficiente e com o melhor rendimento possível ocasiona também redução no consumo de energia elétrica”, diz Marcelo Faria, Gerente de Propriedades da JLL que atua no JKFC.
Benefícios para ocupantes e proprietários
As deficiências no sistema de refrigeração foram identificadas logo no início da administração da JLL, a partir de dezembro de 2020.
“Quando a JLL assumiu a gestão do empreendimento, fez todo um levantamento em relação à infraestrutura e à operação do prédio. Com base nesse levantamento e no parecer dos engenheiros contratados, descobriu-se que o sistema de ar-condicionado precisava ser atualizado. Assim, mês a mês foram realizando manutenções que trouxeram maior bem-estar para nossos locatários”, afirma Carolina Mori, Gerente Comercial de Real Estate da Rio Bravo, proprietária do JKFC.
Além de melhorar o ambiente para os ocupantes, a manutenção realizada pela JLL também trouxe benefícios para as finanças do prédio, pois proporcionou uma economia de energia significativa.
Focada em buscar oportunidades de otimizar o uso dos equipamentos disponíveis sem grandes investimentos, a equipe identificou, por exemplo, que o contrato com a empresa dos chillers previa a reposição de peças sem custos adicionais. Com isso, puderam ser substituídos quatro dos seis compressores, avaliados em R$ 90 mil cada. Essa é a importância de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) bem estabelecido e criterioso.
Vantagens da parceria com consultoria global
“A JLL tem muitos diferenciais. É uma empresa bem organizada, bem estruturada, tanto na parte jurídica quanto operacional, o que vem fazendo bastante diferença no empreendimento. Muitos processos foram mudados e melhorados, gerando bastante resultado e redução de custo”, destaca Marcelo Augusto Porto Junqueira, síndico do JKFC.
A parceria de sucesso entre a Rio Bravo e a JLL já vem de anos e não se restringe ao JKFC, somando outros três empreendimentos.
“A JLL é uma consultoria imobiliária muito grande globalmente. Como proprietário, a gente gosta de trabalhar em parceria, próximos, para juntos trazemos ideias e expertise de mercado para a melhoria de todo o empreendimento. Estamos extremamente satisfeitos com a JLL”, declara a Gerente Comercial de Real Estate da Rio Bravo.