JLL e Continental Square Faria Lima: 20 anos de parceria e resultados de sucesso
Gestão da JLL e investimentos dos proprietários mantêm edifício moderno, atraente e com certificação LEED.
Localização
São Paulo
Foco
Modernização do empreendimento em celebração aos 20 anos
Valor
Atuação integrada entre a área de Gerenciamento de Propriedades e da Tétris
O Continental Square, na Rua Olimpíadas, coração da Vila Olímpia, em São Paulo, é a prova de que um empreendimento com duas décadas de existência pode se manter atualizado e atraente para os ocupantes mesmo em um momento desafiador para o mercado imobiliário corporativo, como o atual. Além de uma baixa vacância, o edifício também comemora a presença de ocupantes de longa data, alguns desde a inauguração, no início de 2004.
Alguns fatores contribuem para o desempenho de sucesso, a começar pela localização, com facilidade de acesso e farta oferta de transportes, comércio e serviços, além de um heliponto operante no próprio edifício. Outro ponto positivo é a gestão profissional da JLL, uma parceria longeva que também comemora 20 anos. E, por fim, a disposição dos proprietários em ouvir as demandas dos ocupantes e em investir para atendê-las.
“Costumamos dizer que o Continental Square Faria Lima já nasceu moderno, com um conceito de multiuso, e um empreendimento que a JLL conhece muito bem, porque a gente participou desde a concepção, com uma consultoria operacional durante o projeto, e posteriormente com a administração”, explica Marcelo Real, gerente regional de Gerenciamento de Propriedades da JLL.
“A Rio Bravo tem uma relação longeva com a JLL, não apenas no Continental Square Faria Lima, mas em outros empreendimentos em que a empresa atua na administração predial. É extremamente positivo ter essa parceria e contar com uma administradora em que você pode confiar”, comenta Carolina Mori, gerente comercial da Rio Bravo Investimentos.
A busca constante pela modernização
Para celebrar a longevidade e uma data tão especial, o empreendimento passou por uma modernização completa de sistemas e instalações, reforma das áreas externas, internas comuns e novo paisagismo e decoração. As obras de retrofit, iniciadas em 2022 e com conclusão em 2024, já garantiram uma nova conquista: o certificado de sustentabilidade LEED Gold.
“A construção apresenta padrões elevados de qualidade e pioneirismo para sua época. Além disso, o prédio sempre se atualizou ao longo do tempo, adotando as melhores práticas. Foi o primeiro condomínio comercial a entrar no mercado livre de energia, por exemplo. Tudo isso possibilitou a conquista do certificado LEED Gold com poucas adaptações”, destaca Renato Silva, gerente de Propriedades da JLL responsável pelo prédio.
Além de cuidar da gestão da torre comercial, a JLL também atua no projeto e obra de retrofit por meio da sua empresa de design & build, a Tétris, que participou de uma concorrência e apresentou a proposta que mais atendeu à expectativa de alinhar o edifício ao que há de mais moderno no mercado corporativo.
Foco é o bem-estar dos ocupantes
O projeto de reforma liderado pela Tétris privilegia o bem-estar dos ocupantes, afinal, em tempos de trabalho híbrido, o desafio é fazer com que as pessoas gostem de frequentar o espaço corporativo. Assim, o novo paisagismo aposta na biofilia, que é uso de elementos naturais como plantas, madeira e luminosidade, e traz conforto ao ambiente. Além disso, uma nova área de convivência em um espaço antes inutilizado vai servir como ponto de encontro ou mesmo como um local de trabalho mais informal.
“O objetivo principal era manter essa modernidade que sempre foi referência no empreendimento trazendo elementos mais atualizados e criar espaços inspiradores, que favorecem a produtividade, sem abrir mão da eficiência operacional. E o principal desafio foi fazer tudo com os usuários utilizando essas áreas comuns, sem parar e interferir da menor forma possível na operação do edifício”, diz Alessandra Arnone, diretora da Tétris.
A torre comercial abriga 27 empresas e, com a consolidação do modelo híbrido, tem circulação diária de aproximadamente 2.000 pessoas, com reconhecimento facial para funcionários e via celular para visitantes. Além da torre comercial, o complexo ainda inclui um hotel e uma academia, com administrações independentes.
“O sentimento que o empreendimento passa é muito agradável, quase como uma fortaleza, principalmente em termos de segurança. Estamos em uma grande cidade, uma metrópole, então estar em um empreendimento com boa gestão, controle e segurança fortalece a nossa empresa, a nossa marca e a presença no empreendimento”, avalia Ronei Borba, gerente geral da Accor, responsável pelo Hotel Pullman, localizado no complexo.
Sustentabilidade e tecnologia: exigência dos novos tempos
Sustentabilidade e tecnologia são o foco dos últimos investimentos. Entre as novidades, estão a instalação de uma usina de energia com capacidade para atender 100% da torre comercial em caso de emergência, a renovação do sistema de controle de acesso de pessoas (via celular e reconhecimento facial, a ser instalado até o final do ano) e veículos (leitura de placa), novas sinalizações e comunicação visual.
A certificação LEED foi uma demanda das empresas instaladas no prédio, entre elas, multinacionais com metas ESG que precisam prestar contas à sociedade sobre os impactos do seu negócio. Assim, os investimentos do condomínio em atualizações e modernizações ajudam a reduzir custos e impactos socioambientais e são também uma forma de fidelizar os ocupantes.
“Temos uma relação muito boa com a JLL, de parceria, confiança e, acima de tudo, transparência. E por meio desse relacionamento conseguimos obter ótimos resultados em termos de melhorias em questões como o ar-condicionado, que impacta a satisfação das pessoas, e de comunicação com o que está acontecendo no empreendimento”, resume Hernani Rocha, analista de Facilities da Diageo Brasil, uma das ocupantes do Continental Square Faria Lima.
“Quando a gente faz a escolha de uma administradora como a JLL, agregamos confiabilidade, profissionais capacitados que são colocados à disposição, o atendimento, a assessoria, coisas que fazem a diferença. Se você conta com tudo isso no seu empreendimento, com uma parceria como essa, você mitiga riscos, problemas e gera grandes resultados”, explica Waltermino Junior, síndico e sócio-diretor da INDEX.