História do cliente

Gondim Advogados: novo escritório no Rio tem charme de prédio histórico com comodidades de edifício comercial

Mudança para edifício no Centro Empresarial Rio Cidade Nova possibilita expansão com redução de custos.

Foco

Necessidade do cliente ajuda a identificar oportunidade de negócio.

Valor

Conhecimento de mercado da JLL contribui para o  ‘flight to quality’ das empresas.

Ampliar o escritório e reduzir custos. Esses eram os objetivos principais do Gondim Albuquerque Negreiros Advogados quando iniciou a busca por um novo endereço para sua unidade no Rio de Janeiro. Mas havia mais um requisito: a procura também por um espaço diferenciado, não um prédio comercial convencional, como o que eles ocupavam no Centro. Com a ajuda da JLL, eles fecharam a locação do Solar, um edifício histórico de três andares, tombado pelo patrimônio histórico, localizado onde hoje é o complexo do Centro Empresarial Rio Cidade Nova.

“A gente queria um lugar que tivesse um diferencial, que não fosse um prédio padrão. Vimos algumas opções interessantes, como um galpão e alguns retrofits, até que veio o Solar, que se encaixou perfeitamente no que gostaríamos”, diz João Gondim, um dos sócios do escritório de advogados.

“O Solar tem o charme que o Gondim procurava, sem abrir mão das comodidades e segurança de um prédio corporativo com gestão profissional.”

Eduardo DeLucas, responsável pela operação comercial no Rio de Janeiro, JLL

A construção de 1869 foi remodelada em 1907 para abrigar o Hospital das Crianças, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia e, desde então, conserva os principais traços de sua atual estrutura. A fachada é inspirada na arquitetura palaciana italiana do século XVI, em um tom amarelo que, coincidentemente, é a cor da identidade visual do Gondim.

Em sua história recente, o casarão resistiu às mudanças urbanísticas da região nas décadas de 70 e 80. No início dos anos 90, passou por obras para servir de sede aos estúdios da extinta TV Rio. Em 1997, foi tombado por um decreto municipal que garante a obrigatoriedade da manutenção de todos os elementos originais externos remanescentes.

O responsável pelo match entre a necessidade do cliente e o produto perfeito foi Eduardo DeLucas, responsável pela operação comercial da JLL no Rio de Janeiro. 

Complexo Rio Cidade Nova se destaca na cidade

Além do Solar, o Centro Empresarial Rio Cidade Nova é composto por duas torres corporativas, um centro de convenções, uma grande praça de convivência e um estacionamento subterrâneo. O projeto é uma concessão da prefeitura ao Centro de Convenções SulAmérica.

“O Solar é um espaço lindíssimo, que remete ao passado e ao moderno. Desde a inauguração do Centro de Convenções SulAmérica, ele já foi sede da Universidade Corporativa da SulAmérica, empresa que ocupa a Torre Norte e mantém o Centro de Convenções. Depois, ficou disponível no mercado de eventos e, por fim, para locações fracionadas, quando abrigou de academia a restaurante. Agora, fechamos um contrato de 10 anos com o Gondim, o que demonstra que as duas partes acreditam na parceria”, comemora Valter Falci, Gerente de Propriedade do Condomínio Rio Cidade Nova.

Por enquanto, o imóvel está em obras e deve receber a equipe de advogados em meados de 2021, se a pandemia não atrapalhar os planos, segundo Gondim. “Os colaboradores estão empolgados com a mudança. Agradeço ao Eduardo DeLucas, da JLL, que buscou exatamente o que a gente queria, apresentando opções dentro do nosso perfil e negociando boas condições.” 

Falci também celebra o negócio intermediado pela JLL, que diz ser um dos principais parceiros de locação do empreendimento carioca. “Mesmo neste momento crítico por causa da pandemia, estamos recebendo muitas visitas de empresas interessadas em espaços e, principalmente, em flight to quality. A credibilidade da JLL nos ajuda nesse posicionamento dentro do mercado do Rio de Janeiro”, explica.  

Fique por dentro

Receba nossa newsletter