Instalada em condomínio logístico moderno, Staples está pronta para o crescimento
Maior rede de papelarias e material de escritório do mundo expande sua presença no País com trabalho da JLL.
Setor
Projeto para a maior rede de papelarias e de material de escritório do mundo.
Sustentabilidade
Condomínio logístico Centeranel possui certificação LEED Gold.
A necessidade de entregar o antigo galpão onde funcionava o seu centro de distribuição, na Zona Oeste de São Paulo, acelerou os planos de mudança da Staples. A maior rede de papelarias e de material de escritório do mundo – que atua no Brasil há 10 anos no e-commerce e televendas e abriu sua primeira loja de rua, na Avenida Paulista, em 2015 – já planejava expandir sua presença no País.
Para isso, era preciso encontrar um novo galpão, mais moderno, eficiente e seguro, que fosse capaz de acompanhar os planos de crescimento da rede. Com a assessoria da equipe de Transações da JLL, a Staples alugou um galpão de 6.300 m² no condomínio logístico Centeranel, que tem certificação LEED Gold.
Localizado no entroncamento da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel, o endereço tem fácil acesso para o escritório da empresa, que fica na Marginal Pinheiros, em São Paulo. Por meio de um processo de produção automatizado, que agrega incremento de produtividade e melhora do serviço, além do dobro da capacidade do antigo centro de distribuição, a mudança demonstra a aposta da Staples na expansão dos negócios.
"Desde o início, percebemos que a JLL era o parceiro ideal para nos ajudar. Com muita agilidade, encontramos um espaço que atendeu a todas as nossas necessidades. Contar com a assessoria de especialistas nos permitiu potencializar nosso investimento, ajudou a não perder tempo e a não desperdiçar recursos.”
"O Centeranel é um condomínio consolidado, ocupado por grandes empresas, e atendeu a todos os requisitos da Staples em relação à área do imóvel, à localização, à facilidade de acesso, à segurança, ao estacionamento, à infraestrutura para os funcionários e à tecnologia. Conseguimos também negociar condições comerciais excelentes para o cliente, que realizou o que chamamos de Fight to Quality, ou seja, mudou-se para um galpão muito mais eficiente pagando um valor muito atrativo”, afirma Rafaela Camacho, da equipe de Transações, que atua no segmento industrial.
A JLL, por meio da equipe de Projetos e Obras, fez também a gestão do projeto de ocupação do novo galpão. “Junto com o escritório de arquitetura, fizemos um estudo para uma ocupação mais inteligente e que permitisse suportar os planos de crescimento nos próximos 10 anos. Instalamos a área administrativa no piso térreo e ampliamos o mezanino existente com um mezanino metálico”, comentou Evelin Gouveia. “Esta solução permitiu a maximização da área de armazenagem no térreo, com instalação de uma maior quantidade de racks metálicos. Além de ampliar a área de processamento de pedidos, conseguimos comportar um processo automatizado. Incluímos os investimentos em automatização do processo no orçamento original. Sem gastar nada a mais, o cliente ganhou em produtividade”, acrescentou.
Segundo Evelin, a JLL assessorou também na mudança, que foi feita sem interromper a operação, para não prejudicar a entrega de produtos aos clientes da Staples.
Instalada no Centeranel desde janeiro, a Staples ficou satisfeita com a mudança e com os serviços prestados pelas equipes da JLL. Em plena recessão econômica, a multinacional norte-americana registrou em 2015 o melhor ano da operação nacional, quando conseguiu ajustar a sua eficiência e dobrar o lucro operacional.