História do cliente

JLL auxilia Enel em projeto de relocalização de escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro

Equipe de Projetos e Obras atuou simultaneamente nos projetos, que incluíram os centros de operações da empresa de energia e foco na certificação WELL.

19 de Outubro de 2022
Foco

Espaços que promovam saúde e bem-estar, além da certificação WELL.

Valor

Manter a disponibilidade da operação crítica do centro de operações.

Localização

São Paulo e Rio de Janeiro.

Duas relocalizações, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, realizadas simultaneamente e com espaços que promovessem a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Foi com essa ambição que a Enel contou com a equipe de Projetos e Obras da JLL para tornar realidade os dois novos escritórios da multinacional.

“Além de realizar a relocalização dos dois espaços, o grande desafio do projeto foi contratar a mesma empresa que faria o escritório em São Paulo e no Rio de Janeiro ao mesmo tempo e tivesse capacidade de atender esse projeto”, explica a diretora de Projetos e Obras para o segmento de escritórios da JLL, Helena Diodatti.

Com 24.480 m², o projeto de um dos principais players integrados de energia e gás incluiu a implantação de sete andares no edifício Aroeira, localizado no condomínio Parque da Cidade, em São Paulo, e três andares no edifício AQWA Corporate, no Porto Maravilha, na zona portuária do Rio de Janeiro. 

"O novo modelo está alinhado à vida pós-pandemia e à forma mais fluida de trabalhar."

Roberto Nunes, Head de Real Estate Brasil, Enel

Nos dois locais, o colaborador foi o ponto de partida para a concepção dos novos escritórios. Com foco na saúde e no bem-estar dos ocupantes, os dois projetos apostaram no conceito de biofilia, com abundância de plantas e luz natural nos ambientes. Além de posicionar as estações de trabalho próximo às janelas para maximizar a utilização da luz solar, a variedade de elementos naturais contribui para o conforto visual e emocional.

“Nosso projeto foi desenvolvido com a premissa de buscar a certificação WELL, que tem como foco principal o colaborador. A gente coloca o colaborador no centro do projeto e pensa o nosso espaço para atender às necessidades de qualidade de vida, bem-estar e saúde desses colaboradores”, diz Roberto Nunes, Head de Real Estate Brasil da Enel.

Os novos escritórios foram feitos para a interação entre as pessoas, colaboração, reuniões e sessões ágeis. Por isso, contam com muitos espaços colaborativos e multiusos, com mobiliário ativo, que permite flexibilidade na utilização e inclui itens como esteira e bicicleta ergométrica. Há também uma área de descompressão equipada com jogos variados.

“A gente entende que, após a pandemia, as pessoas vêm para o escritório para se relacionar, ver os colegas, fazer reuniões, trabalhar em equipe”, diz Nunes. 

A gestão do Centro de Operações para os novos escritórios

Um dos pontos mais críticos da gestão de todo o projeto e das obras era a disponibilidade ininterrupta do Centro de Operações da Enel. O local, responsável pelo fornecimento e distribuição de energia de toda a rede, tornou-se um desafio e, ao mesmo tempo, um tema que necessitava de toda a atenção da equipe, de acordo com Gustavo Nakano, coordenador de Projetos e Obras da JLL.

“Tanto em São Paulo quanto no Rio, nós tínhamos que estar atentos ao cuidado com os Centros de Operações que cuidam de todo o sistema da Enel, trabalhando 24 horas por dia, sete dia por semana. Dessa forma, a gente tinha um target muito crítico em relação ao prazo de entrega desse espaço”, afirma. 

Fique por dentro

Receba conteúdos
exclusivos sobre o
mercado imobiliário!