Em entrevista, CEO da JLL analisa impactos do trabalho remoto e alerta que devoluções são precipitadas

Fábio Maceira participou de evento online promovido pela Mogno Capital e abordou o cenário do mercado de escritórios corporativos pós-pandemia.

14 de Julho de 2020

A pandemia de COVID-19 afetou também o mercado de escritórios. A fim de debater os primeiros impactos e as perspectivas para o segmento, Fábio Maceira, CEO Brasil da JLL, foi convidado para um evento online promovido pela Mogno Capital e entrevistado por Pedro Novis e Beatriz Reiter.

Um dos principais temas debatidos foi o futuro dos locais de trabalho, principalmente em decorrência da adoção em massa do trabalho remoto. Diante da discussão sobre possíveis devoluções dos espaços por conta da crise e o futuro do setor, Maceira enalteceu o processo de transformação do escritório ao longo dos últimos anos e a sua importância para a disseminação da cultura das empresas.

“Dos ocupantes de escritório em São Paulo, 14% são empresas de setores que sofreram muito com a pandemia, como varejo, hotelaria e aviação. Nesses casos, faz sentido a devolução do espaço pelo aspecto econômico, já que está passando por uma dificuldade. Agora, empresas que devolveram espaços pensando que não precisam mais do escritório... É uma decisão muito precipitada. A questão cultural da empresa é muito importante e é complicado que seja possível replicar essa força online”, disse o executivo.

“O caixa existente hoje não é para mudanças. Ninguém sabe a duração dessa crise, os reflexos, e a preservação de caixa será muito importante. A construção ou o planejamento de qualquer espaço requerem custos altos e, particularmente, não vejo empresas investindo dessa forma neste momento”, completou o CEO da JLL Brasil.

Assista ao evento na íntegra:

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 18 bilhões em 2019, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de aproximadamente 93 mil pessoas em todo o mundo (em 30 de junho de 2020). JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. No Brasil desde 1996, a JLL tem sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro, contando com uma equipe de cerca de 900 profissionais prontos para atuar em todo o País. Nosso portfólio de serviços no Brasil oferece: Locação | Aquisição e Vendas | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial | Varejo | Hotel | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences. Para mais informações, visite o site da JLL Brasil,  jll.com.br