Em entrevista, CEO da JLL analisa impactos do trabalho remoto e alerta que devoluções são precipitadas

Fábio Maceira participou de evento online promovido pela Mogno Capital e abordou o cenário do mercado de escritórios corporativos pós-pandemia.

14 de Julho de 2020

A pandemia de COVID-19 afetou também o mercado de escritórios. A fim de debater os primeiros impactos e as perspectivas para o segmento, Fábio Maceira, CEO Brasil da JLL, foi convidado para um evento online promovido pela Mogno Capital e entrevistado por Pedro Novis e Beatriz Reiter.

Um dos principais temas debatidos foi o futuro dos locais de trabalho, principalmente em decorrência da adoção em massa do trabalho remoto. Diante da discussão sobre possíveis devoluções dos espaços por conta da crise e o futuro do setor, Maceira enalteceu o processo de transformação do escritório ao longo dos últimos anos e a sua importância para a disseminação da cultura das empresas.

“Dos ocupantes de escritório em São Paulo, 14% são empresas de setores que sofreram muito com a pandemia, como varejo, hotelaria e aviação. Nesses casos, faz sentido a devolução do espaço pelo aspecto econômico, já que está passando por uma dificuldade. Agora, empresas que devolveram espaços pensando que não precisam mais do escritório... É uma decisão muito precipitada. A questão cultural da empresa é muito importante e é complicado que seja possível replicar essa força online”, disse o executivo.

“O caixa existente hoje não é para mudanças. Ninguém sabe a duração dessa crise, os reflexos, e a preservação de caixa será muito importante. A construção ou o planejamento de qualquer espaço requerem custos altos e, particularmente, não vejo empresas investindo dessa forma neste momento”, completou o CEO da JLL Brasil.

Assista ao evento na íntegra:

Por mais de 200 anos, a JLL (NYSE: JLL), líder global na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, tem ajudado clientes a comprar, construir, gerenciar, ocupar e investir em uma variedade de imóveis corporativos, industriais, hoteleiros, residenciais e de varejo. Uma empresa Fortune 500®, com receita anual de US$ 20,8 bilhões e operações em mais de 80 países ao redor do mundo, nossos mais de 108.000 funcionários trazem o poder de uma plataforma global combinada com sua expertise local. Movidos pelo propósito de moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, ajudamos nossos clientes, pessoas e todos que nos cercam a enxergar um caminho mais brilhante, SEE A BRIGHTER WAYSM. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br.