Parceria JLL Brasil e JLL Portugal facilita busca por imóveis residenciais no país europeu

Brasileiros podem procurar casas e apartamentos mesmo a distância.

14 de Julho de 2020

O mercado de imóveis residenciais em Portugal já deu início à sua recuperação após o período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus. Um índice recém-criado da Confidencial Imobiliário apontou que, em maio, primeiro mês de reabertura econômica, o Índice de Volume de Vendas registrou um aumento de 23% em relação a abril. Acompanhando este movimento crescente e a demanda constante de brasileiros por estabelecer-se no país europeu, a JLL Brasil e a unidade portuguesa firmaram parceria para facilitar a busca por casas e apartamentos a distância.

Para Paulo Casoni, diretor de Locação e Vendas da JLL Brasil, a parceria amplia o escopo da JLL. “Estamos felizes por ter a possibilidade de aumentar os negócios fechados entre os dois países-irmãos e por trabalhar o setor residencial de Portugal para o mercado brasileiro”, explica o executivo.

Ao contrário do Brasil, onde há muita burocracia e altas taxas, por lá, o processo de compra de um imóvel é simplificado e pode levar de uma a quatro semanas, de acordo com Patrícia Barão, head de Residencial da JLL Portugal. Também é possível financiar até 70% do valor do imóvel em um banco português, com prazo de pagamento e taxas de juros convidativas. Além disso, a legislação é rigorosa quanto à documentação do imóvel, que está sempre em dia.

“Quem deseja viver em Portugal, em geral, procura apartamentos de grandes dimensões, com suítes, área externa, bem localizado e com serviços associados. A prioridade é a qualidade vida. Quem tem o olhar de investidor encontra preços de aquisição competitivos e pode colocar o imóvel para locação com rentabilidade superior à de aplicações financeiras”, explica Manoel Pires, consultor brasileiro da JLL em Portugal.

Brasileiros em Portugal

O número de brasileiros em Portugal tem crescido a cada ano e não faltam motivos para isso: segurança, estabilidade política, idioma e incentivos do governo são alguns fatores que contribuem para esse movimento migratório. Segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), em 2019 eram mais de 150 mil brasileiros vivendo oficialmente no país, uma alta de 43% em relação a 2018.

Um dos caminhos para viver legalmente no país europeu é investindo em imóveis. “Os brasileiros são nosso principal cliente internacional. Somos procurados tanto por quem quer comprar ou locar um imóvel para morar tanto por quem quer investir”, ressalta Patrícia.

Fonte: SEF

O governo português possui programas de incentivo para atrair capital internacional: Golden Visa e o regime fiscal do Residente Não Habitual (RNH).

O Golden Visa dá direito à residência e permite a livre circulação entre os países do Tratado de Schengen para estrangeiros que investirem em Portugal seguindo as regras do programa. Uma das possibilidades é a compra de imóveis de, no mínimo, 500 mil euros. Inclusive, essa é a modalidade mais usada: 90% dos vistos emitidos desde 2012 foram provenientes da aquisição de imóveis, segundo o SEF. O Brasil é o segundo país que mais se beneficia do Golden Visa, atrás apenas da China.

O RNH oferece, além do visto de residência, isenção fiscal para aposentados estrangeiros e vantagens fiscais para profissionais de alta qualificação. De 2018 para 2019, o programa teve um aumento de 52% de brasileiros beneficiados, chegando a 2.898, de acordo com o jornal português Diário de Notícias.