Reportagem

Portugal oferece benefícios e vê crescer número de brasileiros residentes no país

Programas do governo lusitano dão visto de residência para estrangeiros, e a compra de imóveis é o investimento preferido.

10 de Julho de 2020

O número de brasileiros em Portugal tem crescido a cada ano e não faltam motivos para isso: segurança, estabilidade política, idioma e incentivos do governo são alguns fatores que contribuem para esse movimento migratório. Segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), em 2019 eram mais de 150 mil brasileiros vivendo oficialmente no país, uma alta de 43% em relação a 2018. 

Um dos caminhos para viver legalmente no país europeu é investindo em imóveis. “Os brasileiros são nosso principal cliente internacional. Somos procurados tanto por quem quer comprar ou alugar um imóvel para morar tanto por quem quer investir”, diz Patrícia Barão, Head de Residencial da JLL Portugal. 

Desde 2007 trabalhando com o público brasileiro no mercado imobiliário residencial português, Patrícia enumera os principais fatores de atração de Portugal:

  • Mesmo idioma e proximidade cultural;
  • Segurança: é considerado o 3º país mais pacífico do mundo, segundo o Global Piece Index;
  • Clima ameno: são 276 dias de sol por ano;
  • Estabilidade política e econômica;
  • Variedade de oferta cultural: gastronomia, turismo, escolas e universidades de renome internacional;
  • Baixo custo de vida em comparação com outros países da Europa;
  • Curta distância para as principais capitais europeias;
  • Menos burocracia e taxas na compra de imóveis do que no Brasil;
  • Programas de incentivo do governo.
Programas de atração de estrangeiros

Os principais programas de incentivo do governo português são o Golden Visa e o regime fiscal do Residente Não Habitual (RNH), criados justamente para atrair capital internacional.

O Golden Visa dá direito à residência e permite a livre circulação entre os países do Tratado de Schengen para estrangeiros que investirem em Portugal seguindo as regras do programa. Uma das possibilidades é a compra de imóveis de, no mínimo, 500 mil euros. Inclusive, essa é a modalidade mais usada: 90% dos vistos emitidos foram provenientes da aquisição de imóveis, segundo o SEF. O Brasil é o segundo país que mais se beneficia do Golden Visa, atrás apenas da China.

O RNH oferece, além do visto de residência, isenção fiscal para aposentados estrangeiros e vantagens fiscais para profissionais de alta qualificação. De 2018 para 2019, o programa teve um aumento de 52% de brasileiros beneficiados, chegando a 2.898, de acordo com o jornal português Diário de Notícias

JLL encurta a distância entre Brasil e Portugal

A JLL possui um amplo portfólio de imóveis nos segmentos de médio-alto e alto padrão, de norte a sul do país - ou do Porto ao Algarve, como dizem os portugueses. São opções para quem deseja alugar ou comprar para morar ou como investimento.

“A gente trabalha com incorporadores de histórico sólido, projetos de qualidade e muitos empreendimentos assinados. Temos um departamento de Pesquisa e Estratégia que avalia preços de acordo com a realidade do mercado. Tudo para oferecer confiança na transação”, diz Manoel Pires, consultor brasileiro da JLL em Portugal.

Uma parceria entre a JLL Brasil e a JLL Portugal agora permite que a procura pelo imóvel ideal comece mesmo à distância. E o período pós-pandemia traz oportunidades de negócio. O mês de maio de 2020 já mostrou sinais de recuperação do mercado de imóveis residenciais em Portugal. Uma análise recém-criada da Confidencial Imobiliário apontou que, no primeiro mês de reabertura econômica, o Índice de Volume de Vendas registrou um aumento de 23% em relação a abril

Pesquisa de residências para comprar ou alugar

Encontre aqui a sua próxima casa.