Reportagem

Pandemia não assusta brasileiros que querem morar e investir em Portugal

Parceria entre JLL Brasil e JLL Portugal facilita a vida de quem quer morar ou investir em imóveis no país europeu.

14 de Julho de 2020

O mercado de imóveis residenciais em Portugal já deu início à sua recuperação após o período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus. Uma análise recém-criada da Confidencial Imobiliário indicou que, em maio, primeiro mês de reabertura econômica, o Índice de Volume de Vendas registrou um aumento de 23% em relação a abril. 

Em Portugal, a JLL atua no segmento residencial e auxilia muitos brasileiros que desejam morar ou investir no país europeu por meio de imóveis. São pessoas que buscam qualidade de vida ou diversificar seu portfólio de investimentos com uma opção segura e rentável, segundo Patrícia Barão, Head de Residencial da JLL Portugal. “Entre os 47 países com os quais fazemos negócios, o Brasil é o número um”, diz ela.

Perfil de clientes: morador x investidor

A JLL possui um amplo portfólio de imóveis nos segmentos de médio-alto e alto padrão, de norte a sul do país - ou do Porto ao Algarve, como dizem os portugueses. A carteira atende a clientes de diferentes perfis: morador e investidor.

“Quem deseja viver em Portugal, em geral, procura apartamentos de grandes dimensões, com suítes, área externa, bem localizados e com serviços associados. A prioridade é a qualidade vida. Quem tem o olhar de investidor encontra preços de aquisição competitivos e pode colocar o imóvel para locação com rentabilidade superior à de aplicações financeiras”, explica Manoel Pires, consultor brasileiro da JLL em Portugal.

“Entre os 47 países com os quais fazemos negócios, o Brasil é o número um.”

Patrícia Barão, Head de Residencial, JLL Portugal

Em qualquer um dos casos, o comprador do imóvel pode aplicar para o Golden Visa, programa que dá direito à residência e permite a livre circulação entre os países do Tratado de Schengen para estrangeiros que comprarem um imóvel de, no mínimo, 500 mil euros. O valor médio dos imóveis negociados pela JLL é de 770 mil euros. 

O Golden Visa é um dos fatores de atração de brasileiros para Portugal, mas não é o único. “Portugal é como uma segunda casa para os brasileiros. Temos o mesmo idioma, uma grande proximidade cultural, muita segurança no país em todos os níveis, estabilidade política e econômica, clima ameno com 276 dias de sol por ano, variedade de produtos culturais e proximidade das principais capitais da Europa”, enumera a executiva portuguesa.

Foi com todos esses atrativos que Portugal chamou a atenção do investidor que costumava se voltar para Miami ou Orlando, por exemplo. Não é à toa que o número de brasileiros em Portugal só cresce: em 2019 eram mais de 150 mil, uma alta de 43% em relação a 2018. 

Facilidade para comprar imóvel

Ao contrário do Brasil, onde a burocracia é grande e as taxas também, em Portugal, o processo de compra de um imóvel é simplificado e pode levar de uma a quatro semanas, de acordo com Patrícia. Também é possível financiar até 70% do valor do imóvel em um banco português, com prazo de pagamento e taxas de juros convidativas. Além disso, a legislação é rigorosa quanto à documentação do imóvel, que está sempre em dia.

A boa notícia é que, a partir de agora, uma parceria entre a JLL Brasil e a JLL Portugal vai deixar a procura pelo imóvel ideal ainda mais fácil. “Assim, esperamos que o volume de negócios entre os dois países aumente”, diz Patrícia.

Para isso, a JLL conta com uma carteira variada de imóveis e a confiança de quem conhece o mercado local, segundo Pires. “A gente trabalha com incorporadores de histórico sólido, projetos de qualidade e muitos empreendimentos assinados. Temos um departamento de pesquisa e estratégia que avalia preços de acordo com a realidade do mercado. Tudo para oferecer confiança na transação”, afirma o consultor da JLL em Portugal.

Pesquisa de residências para comprar ou alugar

Encontre aqui a sua próxima casa.