Reportagem

Grandes movimentações reforçam desejo de Osasco de se tornar o “Vale do Silício paulista”

Depois de abrigar a Cidade de Deus, do Bradesco, município segue atraindo empresas de tecnologia com incentivos fiscais a fim de se consagrar como um polo tecnológico.

14 de Dezembro de 2021
Autores:
  • Mateus Videira

Quinta maior cidade de São Paulo, Osasco tem passado por uma transformação em suas características comerciais. Reduto histórico de grandes fazendas, que posteriormente deram lugar a um processo de industrialização intenso, o município agora almeja um futuro tecnológico e, para isso, está atraindo cada vez mais empresas do setor para o que tem sido chamado de “Oz Valley”.

O nome, batizado pela prefeitura local e que faz alusão ao maior polo de tecnologia do mundo, o Vale do Silício, localizado na Califórnia (EUA), é lastreado por seus recentes “inquilinos”. Nos últimos anos, o Bradesco instalou sua sede na região, seguido por empresas como Mercado Livre, IFood e Uber, entre outras companhias. 

Fique por dentro

Procurando mais insights? Receba a nossa newsletter!

As últimas notícias, tendências, insights e oportunidades do mercado imobiliário direto para sua caixa de entrada.

Caroline Almeida, gerente na Divisão de Escritórios da JLL, explica que o município tem passado por um processo semelhante ao visto em Alphaville há alguns anos, apesar do maior número de movimentações, principalmente de empresas do segmento tecnológico. 

“O que vemos hoje em Osasco é um processo relativamente rápido de transformação, porque é uma região que está sabendo usar seus benefícios para atrair grandes empresas a fim de se consolidar como um polo de tecnologia. É visível e sintomático o crescimento dos negócios no município”, analisa

Uma das explicações para o alto número de movimentações recentes rumo ao município está na questão tributária. Desde 2018, a Prefeitura reduziu a alíquota do ISS (imposto municipal) de 3% para 2%, atraindo tanto empresas que buscavam espaços maiores e mais difíceis de serem encontrados na capital quanto companhias em busca de integrar o espaço corporativo com a operação logística

A competitividade de Osasco, inclusive, tem impactado diretamente a receita de outras regiões, como a própria capital paulista. Com a mudança de algumas empresas nos últimos anos, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, planeja dois anos de isenção de taxas de fiscalização para empresários em SP, segundo informa a Folha de São Paulo.

Por si só considerado o grande diferencial de Osasco, o incentivo fiscal vem acompanhado de outro aspecto historicamente levado em consideração pelas empresas: a localização. Conhecido como a “esquina comercial de São Paulo”, o município tem acesso às principais rodovias do estado, como Bandeirantes e Castello Branco, além do Rodoanel.

“A facilidade de acesso a Osasco é, sim, um fator importante. Durante a pandemia, com a adoção do trabalho remoto e a tendência de trabalho híbrido, muitas pessoas deixaram a capital para morar em regiões periféricas em busca de maior qualidade de vida. Dessa forma, ter tantas vias de acesso e a ausência de pedágio no deslocamento para a capital é um benefício”, completa Caroline. 

Busca por economia e oportunidade de unir o útil ao agradável

Mesmo em pleno desenvolvimento, Osasco ainda conta com uma oferta limitada de empreendimentos de alto padrão, como os disponíveis nas principais regiões corporativas da capital paulista. No entanto, o que poderia ser um empecilho tem sido visto pelas grandes empresas como uma oportunidade para reduzir custos e desenvolver projetos personalizados.

“Osasco ainda é uma área limitada em opções corporativas. Mas, projetando a análise financeira, é uma conta que faz sentido. É claro que haverá custos de CAPEX, de relocalização, porque serão necessárias obras e um investimento considerável. Mas, ao mesmo tempo, o projeto pode ser todo desenvolvido pensando nas necessidades da empresa, além de ganhos do OPEX e de custos essenciais que, na capital, seriam bem mais caros”, diz a gerente da Divisão de Escritórios da JLL.

Junto com a redução dos custos, a escolha por Osasco tem sido um caminho cada vez mais natural para empresas que buscam ir além de uma mudança apenas de sede para o escritório corporativo. A oferta da região também é uma oportunidade para unir, em um mesmo local, o útil ao agradável, ou seja, a sede corporativa com a operação comercial.

“Esse é possivelmente o maior desafio, mas é o que as empresas de tecnologia têm buscado. Unir o escritório corporativo com a operação logística requer muitos cuidados de infraestrutura e uma transformação no uso dos espaços”, analisa Roberta Hodara, diretora de Workplace & Change Management da JLL. 

O desafio do change management e a importância de um trabalho integrado

Apesar de todos os benefícios financeiros e das oportunidades para o desenvolvimento comercial em uma região em plena expansão, o change managament é um desafio no momento da mudança. Pensando na qualidade do processo, um dos pontos cruciais é entender as necessidades que surgirão por parte dos colaboradores em termos de facilidades.

“Uma mudança de local já é um processo que requer cuidados. Quando se trata de uma nova região ou município existe um impacto direto, que é justamente a localização e o deslocamento. Por isso, efetuar um change management eficiente é muito importante, ouvindo as lideranças, os colaboradores e entendendo como proporcionar um projeto que estimule a produtividade e o bem-estar”, comenta Roberta.

De acordo com a diretora de Workplace & Change Management da JLL, uma boa saída para as empresas que estão passando pelo processo de relocalização e apostando em utilizar espaços primariamente destinados à operação logística é apostar em um projeto integrado, que facilite a comunicação entre as áreas contratadas.

“No caso de algumas empresas de tecnologia, a escolha por galpões para abrigar a operação e o corporativo em único local faz muito sentido. Um projeto integrado, como fazemos na JLL com diversas áreas da empresa atuando juntas, é o melhor dos mundos. Conseguimos consolidar informações, otimizar processos e ter acesso ao projeto como um todo de forma facilitada, porque a informação está dentro de casa. O programa de necessidades sob medida funciona muito melhor”, finaliza. 

Encontramos soluções favoráveis para o seu negócio!

Descubra oportunidades e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar suas ambições.