Reportagem

Implementação de lojas de franquias é desafio no varejo

Variações na execução do projeto afetam negativamente o negócio, mas gestão profissional garante padrões, prazos e controle de custos.

23 de Maio de 2024
Autores:
  • Agência Tecere

A padronização é uma característica essencial das franquias. Os clientes esperam encontrar o mesmo nível de produto, serviço, atendimento e espaço físico quando visitam a loja de uma marca, seja onde for. Também é isso que atrai os investidores (franqueados), que são orientados sobre como operar, mantendo um padrão. Ao mesmo tempo em que é um trunfo, esse é também o maior desafio das marcas franqueadoras, a começar pela implementação de lojas. Afinal, imagine a dificuldade de encontrar fornecedores e mão de obra capazes de reproduzir fielmente o padrão de uma marca em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

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“Nas franquias, manter o padrão da operação é fundamental. Em meio ao crescimento de diferentes canais de venda, é imprescindível apresentar um conceito e manter uma experiência de compra consistente nas lojas físicas”, diz Valesca Guimarães, diretora de Projetos e Obras da JLL para o segmento de varejo.

Segundo a especialista, as dificuldades dos franqueadores em obter padrão em suas lojas físicas são variadas e dependem de diversos fatores, como a natureza do negócio, o relacionamento com os franqueados e a capacidade de controle e suporte da equipe corporativa. 

Dificuldades na implementação de lojas de franquias 

Na implementação de lojas de franquias, as variações na execução do projeto, na arquitetura, na decoração, na disposição dos produtos e no atendimento podem surgir devido à interpretação individual dos franqueados, principalmente à medida que a operação se expande para outras regiões, com outros costumes.

Isso leva à falta de conformidade com os padrões estabelecidos, um problema para o franqueador, para quem todas as unidades devem seguir as diretrizes da marca em relação a uniformidade das instalações, utilização correta de materiais, identidade visual, treinamento dos funcionários, adoção de processos e sistemas padronizados.

Para os franqueados, a abertura de uma nova loja física representa um investimento considerável, incluindo os desembolsos com taxa de franquia, royalties, custos com instalações e estoque. 

“Dificuldades financeiras podem atrasar ou inviabilizar a abertura da loja, criando tensões com o franqueador e gerando prejuízo ao franqueado. Além disso, muitos empresários não possuem conhecimento ou experiência em aspectos relacionados à construção e gerenciamento de obras, tornando a implementação da loja uma tarefa complexa, que resulta em erros na execução do projeto, atrasos na entrega e problemas futuros de manutenção”, alerta a executiva da JLL.

Por isso, é importante que o franqueador ofereça um bom sistema de suporte e treinamento, estabeleça uma comunicação transparente, implemente processos de verificação de conformidade, promova a adoção de novas tecnologias que facilitem o controle e a padronização e tenha um relacionamento de parceria e colaboração com os franqueados. Dessa forma, é possível aumentar as chances de obter padrões consistentes nas franquias.
 

Riscos são maiores na implementação em shopping centers

Nos shopping centers, quando as lojas não são abertas no prazo acordado, há prejuízos para a experiência do cliente, para a imagem do shopping e na satisfação ampla dos demais lojistas. Diante disso, muitos shoppings impõem cláusulas contratuais que preveem penalidades financeiras para os locatários que não cumprem os prazos de inauguração das lojas. Essa é uma forma de minimizar impactos financeiros causados e de incentivar a efetiva implementação dentro do cronograma estipulado.

“A falta de coordenação e acompanhamento entre o shopping e o responsável pela obra pode resultar em atrasos na implementação, afetando negativamente o fluxo de caixa do shopping e a ocupação do espaço. É crucial que franqueados, franqueadores e shoppings trabalhem em conjunto. A comunicação eficaz, o suporte e a colaboração mútua são fundamentais para garantir a conformidade com padrões estabelecidos, a abertura dentro dos prazos previstos, a rentabilidade dos franqueados e a oferta de serviços de qualidade nos shoppings”, recomenda Valesca Guimarães. “Isso pode ser alcançado com um serviço profissional de gerenciamento de obras”, complementa.

Acompanhamento profissional traz segurança e agilidade 

A JLL, por meio de seu escopo de gerenciamento de obras, é um exemplo de empresa capaz de desempenhar um papel fundamental na expansão e consolidação do varejo físico das marcas de franquias. Sua equipe possui ampla expertise para oferecer suporte aos franqueadores e franqueados em diferentes aspectos do processo de construção e gerenciamento de lojas, tais como:

Localização estratégica: auxílio na seleção de locais comerciais adequados para as unidades franqueadas, considerando aspectos como perfil do público-alvo, concorrência, acessibilidade, entre outros.

Projeto e Arquitetura: suporte na concepção do layout da loja, considerando as diretrizes da marca, a experiência do cliente, a eficiência operacional, premissas de sustentabilidade e as normas técnicas.

Gestão de obras: gerenciamento de todo o processo de construção, desde a contratação de fornecedores até a entrega final, garantindo o cumprimento dos prazos, a qualidade da obra e o controle de custos.

Licenciamento e regularização: ajuda na obtenção de licenças e alvarás necessários para a abertura da loja, garantindo a conformidade legal e evitando problemas futuros.

Manutenção e Facilities Management: serviços de manutenção e facilities management após a inauguração, assegurando que o ambiente esteja sempre em boas condições para receber clientes e preservar a imagem da marca.

“Podemos contribuir para a expansão estruturada e bem-sucedida das redes de franquias no varejo, oferecendo suporte, tanto para o franqueador quanto para o franqueado, desde a concepção até a operação das unidades. Essa abordagem integral focada em governança  contribui para o sucesso do varejo físico, pois combina a expertise da JLL em gerenciamento de obras com a estratégia e o know-how das marcas franqueadoras”, conclui a diretora de Projetos e Obras da JLL para o segmento de varejo. 

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