Reportagem

Pool financeiro pode reduzir o custo do contrato de administração em 10%

Solução é vista com bons olhos para manter ocupantes e atrair novos locatários.

18 de Maio de 2021

Balancear a qualidade dos serviços e a contenção de custos sempre foi um desafio para proprietários e investidores dos empreendimentos corporativos. Neste momento de pandemia e efeitos imediatos nos espaços de trabalho promovendo mudanças no mercado, buscar um equilíbrio tem sido ainda mais importante. Afinal, o perfeito funcionamento do prédio e custos condominiais enxutos são essenciais para manter ocupantes e atrair novos locatários. 

Fique por dentro

Procurando mais insights? Receba a nossa newsletter!

As últimas notícias, tendências, insights e oportunidades do mercado imobiliário direto para sua caixa de entrada.

Em busca de um denominador comum para essa equação que envolve contenção de gastos e eficiência na gestão financeira, uma solução criativa é a adoção de um pool financeiro, como explica Jorge Azevedo, gerente regional da JLL no Rio de Janeiro. 

“A criação de um pool financeiro regionalizado ou corporativo pode ser uma ótima alternativa para reduzir custos para os condomínios e associações, que deixam de contar com um assistente focado em questões financeiras e exclusivo em cada prédio e passam a pagar por uma fração de tempo de um grupo de profissionais treinados, em formato de pool”, explica.

Alessandra Silva, gerente Financeira da JLL, resume como funciona o modelo, com a definição clara da equipe que atuará no contrato do cliente e a necessidade de processos controlados e seguros.  

“O pool financeiro é constituído de uma equipe de profissionais especializados, concentrados em um mesmo ambiente ou não, que atende todos os contratos administrados pela gerenciadora de propriedades de forma orgânica ou regionalizada. Pode ser dedicado a contratos específicos de um único cliente”, diz.

“A equipe utiliza um sistema informatizado integrado, que facilita o tratamento e o registro de documentos e notas fiscais de bens e serviços emitidas para os empreendimentos administrados.A partir disso, os documentos circulam virtualmente, aumentando o controle e a segurança. Na etapa seguinte, as notas fiscais ficam disponíveis para análise e pagamento pela tesouraria da administradora”, completa Alessandra.

Outro ponto de destaque do pool financeiro, segundo Jorge Azevedo, é a qualidade do serviço prestado, já que o modelo pode contar com um time mais sênior e experiente. 

Autora da ideia de criação do pool financeiro na JLL, a gerente predial Simone Pereira destaca que a alternativa é bastante benéfica para os gestores de empreendimentos que eventualmente acumulem as funções de gerente predial e de assistente financeiro.

Encontramos soluções favoráveis para o seu negócio!

Descubra oportunidades e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar suas ambições.