Preciso expandir, e agora? Veja opções que se adequam à sua necessidade e ao seu bolso
Retomada do mercado imobiliário, com menos espaços vagos e consequente aumento de preços, torna o cenário mais desafiador.
O mercado de escritórios de alto padrão em São Paulo está passando por uma retomada, com a diminuição de espaços vagos nas principais áreas nobres e consequente aumento de preços. Para as empresas que precisam expandir, o cenário é desafiador. Contar com um parceiro com expertise para analisar e encontrar alternativas pode fazer toda a diferença, de acordo com Yara Matsuyama Poli, gerente da área de Representação de Ocupantes de Escritórios da JLL.
Esse movimento é mais acelerado em algumas regiões da cidade, casos de Vila Olímpia, Faria Lima, Itaim e JK, onde a disponibilidade de espaço ficou menor.
Mas, mesmo para as empresas instaladas em outras regiões, adequar suas necessidades de espaço ao orçamento disponível é uma tarefa difícil se não houver conhecimento especializado.
A área de Representação de Ocupantes da JLL elaborou um guia com cenários e opções para as empresas que estão em expansão. Veja abaixo qual adequa melhor ao seu caso:
Tenho pouco dinheiro e preciso de pouco espaço
- Reforma pontual: pequenas adaptações dentro do conceito de escritório já existente e com
pouca interferência. Neste cenário, é preciso que a empresa tenha um suporte mais técnico,
que analise seus espaços atuais e como eles podem ser remodelados para criar oportunidades
de expansão. Por exemplo: áreas colaborativas podem ser otimizadas e readequadas para abrigar
salas de reunião, avaliar se é possível a adoção de home office etc. - Flex spaces: às vezes, a necessidade de expansão é pontual ou temporária. Assim, espaços como
os de coworking podem ser uma solução mais ágil e econômica.
Tenho pouco dinheiro e preciso de muito espaço
- Flex spaces: essa solução também pode ser viável para empresas com orçamento reduzido, mas que
precisam de espaços maiores. - Locação de escritório já mobiliado: a empresa que precisa expandir pode aproveitar a infraestrutura
deixada por outra corporação. O desafio é se adaptar ao layout proposto e imprimir sua identidade visual
e cultura corporativas nesse ambiente. - Sublocação de escritório tradicional: é a divisão do escritório com empresas que estejam disponibilizando
parte de sua ocupação. A vantagem desse tipo de escolha é a redução de custos de investimento e a
flexibilidade do contrato. Porém, também há o desafio de adaptação de layout e de identidade visual
corporativa.
Tenho dinheiro e preciso de pouco espaço
- Locação tradicional parcial ou total: uma expansão no próprio prédio é a opção mais óbvia, caso a
disponibilidade se adeque às necessidades. Entretanto, pode ser que no edifício atual não haja mais
possibilidade para crescimento ou que a oferta de espaço não se adeque à demanda. Neste caso, soluções
mais criativas podem ser consideradas, como sublocação ou flex spaces. - Reforma no escritório atual: com a necessidade de expansão em pouco espaço, a otimização da ocupação atual
pode ser uma saída interessante. Além de modernizar o ambiente de trabalho e trazer novas tendências de
ocupação, soluções inovadoras podem ser adotadas para readequar o espaço atual.
Tenho dinheiro e preciso de muito espaço
- Locação tradicional: permite atender às necessidades do cliente de maneira customizada, mas é importante
saber que o momento de mercado atual apresenta condições comerciais menos flexíveis. Dependendo da
quantidade de espaço que a empresa precisa, pode ser um desafio encontrar essa disponibilidade. - Built to Suit (construção sob demanda): nessa modalidade, tem-se um escritório customizado e construído sob
medida. É uma alternativa para empresas cujas especificidades operacionais são mais importantes até que as
condições comerciais. - Flex spaces customizados: opção relativamente nova no mercado imobiliário, em que empresas de coworking
oferecem a possibilidade de mudança total ou parcial com mais rapidez, garantindo adequação da identidade
visual, acabamentos e padrões de mobiliário e equipamentos alinhados às necessidades corporativas
do cliente.