Reportagem

Tecnologia na gestão de projetos e obras traz ganhos para o desenvolvimento de empreendimentos residenciais

Softwares permitem antecipar riscos, proporcionam mais eficiência na execução e asseguram retorno do investimento.

12 de Abril de 2022
Autores:
  • Agência Tecere

Há mais de 200 anos moldando o futuro mercado imobiliário por um mundo melhor, a JLL atua no segmento residencial no Brasil oferecendo o que há de melhor na gestão de Projetos e Obras: conhecimento do mercado local, equipe com ampla experiência, as melhores práticas internacionais e alta tecnologia para acompanhamento dos processos.

Segundo Cesar Mello, diretor de Projetos e Obras da JLL para o segmento residencial, todas essas ferramentas asseguram que os projetos serão desenvolvidos com qualidade, dentro do cronograma e dos custos estipulados, sem surpresas para o investidor e sem intercorrências que possam impactar o andamento da obra. 

“Nosso time adota metodologias e processos de trabalho que incluem alta tecnologia para minimizar riscos e problemas durante o desenvolvimento do projeto”, diz Mello.

Ele cita, inclusive, um caso específico em que o projeto BIM na fase de pré-construção permitiu identificar 98 interferências significativas, que foram antecipadas no modelo do empreendimento criado digitalmente e resultaram em mudanças na arquitetura e na instalação. “Se não tivéssemos usado a ferramenta BIM, as ocorrências apareceriam durante a obra, com um impacto muito maior”, exemplifica.

A seguir, conheça algumas tecnologias utilizadas pela JLL na gestão de projetos e obras para o segmento residencial:

-        Software de gestão de projetos: o Clarizen é uma ferramenta intuitiva, premiada e líder do setor que oferece suporte ao processo de entrega global baseado na nuvem.

-        Mapeamento das obras: o OpenSpace é uma ferramenta que permite mapear, por meio de imagens reais, cada fase da construção.

-        Drone: planejamento de voo na área, implantação de pontos de controle e vídeos modelo.

-        Compatibilização: o BIMcollab é uma plataforma colaborativa open BIM. Com ela, as ocorrências de projeto detectadas nos softwares de checagem são compartilhadas na nuvem e endereçadas aos respectivos responsáveis automaticamente.

-        Planejamento 4D: importação do modelo BIM, definição da estratégia do modelo 4D, atribuição de recursos às atividades do cronograma.

-        Time lapse: recebimento da implantação, determinação de pontos de registro, alinhamento de altura de câmeras.

-        Relatório de Business Intelligence: consolidado das informações ao final do projeto. 

Além do suporte tecnológico, o executivo da JLL destaca a importância de ter uma equipe qualificada e bem treinada. Afinal, são as pessoas que conduzem os processos para concretizar o projeto elaborado pelo cliente.

“Quem utiliza as ferramentas e interage com o cliente são as pessoas. Por isso, investimos muito em treinamentos para a equipe, que é formada majoritariamente por arquitetos e engenheiros. Ainda assim, o uso de tecnologia é indispensável, pois pode poupar retrabalho e trazer economia, além de garantir a qualidade em projetos complexos”, conclui Cesar Mello.

Receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado residencial!

Informe os assuntos que mais te interessam relacionados ao mercado imobiliário para que possamos
enviar notícias, reportagens e estudos de mercado com exclusividade na sua caixa de entrada.