Estudo de absorção de escritórios
Uma análise sobre a média de ocupação dos diferentes empreendimentos corporativos entregues na cidade de São Paulo após 2013.
Precisão nas projeções de mercado e assertividade para investimentos. Esses são alguns dos objetivos do “Relatório de absorção de escritórios”, desenvolvido pela equipe de Pesquisa e Estratégia da JLL. A partir de um levantamento completo e das análises de especialistas do mercado, o material traz a média de ocupação dos diferentes imóveis comerciais na cidade de São Paulo entregues após 2013 para entender como a absorção se comportou em cenários distintos, como região e tipo de empreendimento.
Com foco em inferir as diferenças essenciais que levam um edifício a performar com uma taxa maior de ocupação comparado a outro, os imóveis foram reunidos em grupos de características similares. Neste estudo, os grupos analisados foram: macroregião do edifício, classificação do edifício, ano de lançamento e distância do cruzamento Faria Lima com Juscelino Kubitschek.
Diante disso, é possível medir a velocidade de absorção dos edifícios analisados, ou seja, o tempo que um empreendimento levou, em média, para estar ocupado após o seu lançamento e seu nível de vacância residual. Além de simplesmente visualizar a série histórica desse tipo de dado, o estudo faz outras abordagens, como perfil dos prédios por regiões, lançamentos por regiões e métricas quantitativas de desempenho.