Panorama do setor portuário brasileiro
Em um e-book de quase 20 páginas, time de Pesquisa e Inteligência de Mercado da JLL detalha as operações dos principais portos do país e ainda apresenta dados sobre o mercado de contêineres.
C
onsiderado o principal canal do Brasil para o comércio exterior, o setor portuário exerce grande influência na logística de todo o país e movimenta, em média, R$ 293 bilhões anualmente, quantia que, em 2019, representou 14,2% do PIB nacional.
O transporte portuário brasileiro é utilizado, em sua maioria, para a exportação de commodities, com destaque para os minérios e os combustíveis derivados do segmento de óleo e gás, além dos grãos, como a soja.
O mercado de contêineres é de extrema importância para a logística brasileira, ficando atrás somente das movimentações de commodities. No primeiro semestre de 2021, o Porto de Santos transportou 29,2% do total do país. Predominam o transporte de mercadorias em contêineres pela modalidade de Longo Curso e a utilização de equipamentos maiores, ou seja, de 40 polegadas.