Reportagem

Design to Budget: o projeto de obra feito para caber no seu orçamento

Modelo consiste no desenvolvimento de um projeto de arquitetura e seus complementares direcionados a um budget preestabelecido.

13 de Novembro de 2018

Imagine um projeto arquitetônico feito sob medida para o seu orçamento, com acompanhamento constante e indicação de fornecedores para garantir que as especificações técnicas sejam atendidas, sem surpresas com custos adicionais ou atraso na obra. Esta é a proposta do Design to Budget, uma das boas práticas do modelo de gerenciamento de projetos da JLL.

“Design to budget é um processo que consiste no desenvolvimento de um projeto de arquitetura e seus complementares direcionados a um budget preestabelecido. É o alinhamento entre escopo e orçamento desde a fase de desenvolvimento da arquitetura”, explica Helena Diodatti, gerente de projetos da JLL.


Com seu know-how de mercado, a JLL auxilia os clientes desde o começo, a partir do desenvolvimento de um budget apurado, mesmo que, no início, exista apenas uma estimativa.

“Após a aprovação, a JLL atua para que as premissas do orçamento sejam conhecidas por todos e sejam aplicadas do começo ao fim do projeto. Tudo isso para atender às expectativas dos clientes e garantir o sucesso do projeto”, diz Helena.

Neste tipo de trabalho, o engajamento de todos os envolvidos é muito importante; por isso, o trabalho em conjunto da JLL com escritórios de arquitetura e demais fornecedores é um diferencial.

Projeto arquitetônico de embaixada com orçamento controlado

“Trabalhamos junto com o escritório de arquitetura, com o budget preestabelecido pelo cliente desde o início. Em reuniões semanais, fizemos o acompanhamento para checar se as especificações técnicas eram passíveis de execução.”

Helena Diodatti, gerente de Projetos, JLL

Recentemente, a JLL atuou em um projeto Design to Budget para a Embaixada da Noruega em Brasília (DF). A obra envolvia 3 mil m² de área construída, situados em 25 mil m² de terreno, com o seguinte escopo, abordando entre outros itens:

  • expansão de prédios existentes;
  • construção de novos edifícios;
  • reforma de toda a área externa e de infraestrutura;
  • expansão da subestação de energia, com implantação de sistema de captação solar para ter autossuficiência no abastecimento.

O resultado foi tão satisfatório para o cliente que a JLL assegurou a continuidade do serviço: o gerente de projetos que acompanhou a obra passou a cuidar da operação.

Design to Budget usa o orçamento com inteligência

Atualmente, utilizar recursos financeiros com inteligência é um diferencial competitivo para os negócios. Por isso, contar com um aliado experiente como a JLL no desenvolvimento do orçamento e no acompanhamento do projeto arquitetônico e de toda a obra é muito importante.

“Os riscos de não ter um processo Design to Budget é precisar replanejar todo o projeto de arquitetura, inclusive os seus desdobramentos – os projetos complementares, os detalhamentos, as especificações técnicas… Isso acarreta, sem dúvida alguma, em custo adicional ao projeto, uma vez que é necessário reprogramar todo o cronograma”, conclui Helena.

young man on rooftop using a laptop
Fique por dentro

Receba nossa newsletter