Office home: conforto e bem-estar serão valorizados no escritório após a pandemia
Espaço corporativo terá nova função e precisa ser atraente para os colaboradores.
Com a experiência do home office forçado pela pandemia, muitas empresas perceberam que o trabalho remoto é não só possível, como produtivo, e planejam manter o modelo, total ou parcialmente, mesmo após o fim das restrições impostas pela COVID-19. Neste cenário, muito se tem discutido o papel dos escritórios daqui para frente e como eles deverão ser para atrair os colaboradores de volta. Afinal, eles vão concorrer com o conforto e com o bem-estar que o funcionário tem em casa.
A tendência é a de que os escritórios sejam um ponto de encontro para os colaboradores e de contato com a cultura da empresa, segundo Reinaldo Ferreira, gerente de Projetos e Obras da Tétris Design & Build.
Procurando mais insights? Receba a nossa newsletter!
As últimas notícias, tendências, insights e oportunidades do mercado imobiliário direto para sua caixa de entrada.
“O escritório funcionará como um hub, um local para trabalhos colaborativos, troca de informações, mais do que aquele lugar onde o funcionário bate cartão e fica sentado à sua mesa o dia inteiro. Essa é uma mudança conceitual que implica modificações no uso do espaço, no mobiliário, enfim, na infraestrutura”, afirma.
Nova função dos escritórios leva a outros formatos
Assim, os ambientes serão pensados e estruturados para o tipo de tarefa que será desempenhada. Ou seja, os postos fixos serão substituídos por outras configurações que favoreçam a interação, com preferência por espaços flexíveis, que possam ser customizados de acordo com a necessidade.
Isso não exclui a mesa tradicional para envio de emails, por exemplo, mas agrega outros espaços como cabines para uso de telefone e áreas mais amplas para reuniões e workshops.
“Se a empresa tem 100 funcionários, não precisa ter 100 mesas formais. Isso está sendo desconstruído porque vão ter outros espaços complementares onde as pessoas vão poder trabalhar. Uma parte da equipe vai estar em home office, alguns vão estar de férias ou de licença. Dessa forma, é possível otimizar e reduzir a quantidade de mesas fixas e ganhar em espaços colaborativos e criatividade”, explica o executivo da Tétris.
Elementos que aumentam conforto e bem-estar no escritório
Além de serem configurados para facilitar o trabalho, os ambientes também vão priorizar o conforto e o bem-estar para atrair os funcionários ao escritório - não só os já os contratados que têm a opção de trabalhar remotamente, mas também será um diferencial na atração de novos talentos.
Alguns elementos arquitetônicos contribuem para a percepção de bem-estar no espaço corporativo, como:
- mobiliário e acabamentos mais acolhedores;
- iluminação e temperatura confortáveis;
- e biofilia, que é a presença de elementos da natureza, como plantas.
“Esse novo conceito de escritório eleva a qualidade do ambiente de trabalho e favorece a produtividade”, conclui Ferreira.
Encontramos soluções favoráveis para o seu negócio!
Descubra oportunidades e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar suas ambições.