Promoção de saúde e bem-estar: nova era dos escritórios tem foco nos colaboradores
Desafio de atrair pessoas de volta aos espaços corporativos faz com que empresas invistam em conforto.
Os escritórios divertidos e instagramáveis, com espaços para jogos e descontração e paredes coloridas, estão saindo de cena para dar lugar a uma nova e mais saudável tendência: o foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Nos últimos anos, com a pandemia e o longo período de home office, cresceu a preocupação das empresas com o conforto dos funcionários e a sua segurança no espaço físico de trabalho, segundo Alessandra Arnone, diretora da Tétris Design & Build.
“A pandemia trouxe uma nova era para os escritórios. Nossos clientes não querem mais adensar o espaço de trabalho, pois ficou claro que isso não é saudável e nem contribui para a produtividade. Agora, há preocupação com o conforto e o bem-estar dos colaboradores. O objetivo é ter um ambiente de trabalho agradável, flexível e funcional. Isso é um diferencial na atração dos profissionais de volta aos escritórios e também na contratação de novos talentos”, diz ela.
Segundo a pesquisa Regenerative Workplace da JLL (conteúdo em inglês), espaços de relaxamento, serviços de alimentação saudável e espaços ao ar livre estão no topo da lista de expectativas dos colaboradores, mas apenas um quarto ou menos deles têm acesso a essas comodidades no trabalho. No entanto, as empresas deveriam dar mais atenção a esses anseios, afinal, pessoas saudáveis e felizes tendem a produzir mais e melhor.
Colaboradores no centro da estratégia
Ter um escritório agradável, flexível e funcional significa oferecer tudo o que o funcionário precisa para desempenhar seu trabalho e também para resolver questões cotidianas da vida. Assim, os escritórios passam a ter espaços de trabalho diversificados e multifuncionais e os edifícios corporativos passam a oferecer amenidades como alimentação, lavanderia, costureira, manicure etc.
“Cada vez mais, os escritórios são espaços colaborativos, para interação entre as pessoas, e ela pode acontecer numa área de café, num balcão compartilhado, em sofás ou poltronas que podem ter sua configuração alterada conforme a necessidade. O espaço de trabalho fica mais flexível, o que contribui para o conforto e o bem-estar, que, por sua vez, favorecem a produtividade”, afirma Arnone.
Outros aliados para trazer essa sensação de estar em casa são o uso de plantas no ambiente (biofilia), mobiliário que se adapte aos diferentes usos dos espaços e a utilização de cores, texturas e materiais como madeira e tecidos.
Além disso, é importante pensar no conforto térmico, visual e acústico. Enfim, é colocar a experiência do colaborador como ponto de partida para o redesenho do espaço de trabalho. Eles precisam se sentir contemplados em suas necessidades.
“As empresas que nos procuram para redesenhar o espaço de trabalho, em geral, fazem campanhas paralelas com suas áreas de Marketing e RH para que os colaboradores compreendam que as novidades estão sendo pensadas para que eles usufruam da melhor forma. É parte da cultura organizacional”, destaca a especialista da Tétris.
Receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado imobiliário!
Informe os assuntos que mais te interessam relacionados ao mercado imobiliário para que possamos
enviar notícias, reportagens e estudos de mercado com exclusividade na sua caixa de entrada.