Com desafios de manutenção em campus corporativo, JLL se destaca no atendimento à Melicidade
Pela segunda vez, atendimento da JLL é reconhecido pela maior plataforma digital de gestão de propriedades.
Foco
Operação 24h, com ambiente crítico que precisa de manutenção especializada.
Localização
Osasco, São Paulo
Metro quadrado
33 mil m² de área total e 17 mil m² de área útil
A Melicidade, como foi apelidada a sede do Mercado Livre em Osasco, São Paulo, já é conhecida no meio corporativo pela sua estrutura diferenciada: em vez de um prédio comercial convencional, trata-se de campus corporativo com muita sustentabilidade e tecnologia embutidas. O próprio apelido traduz um pouco da grandiosidade do espaço de 33 mil m² de área total e 17 mil m² de área útil.
No local, um galpão que, no passado, abrigou uma indústria automotiva passou por retrofit entre 2015 e 2016 e foi adaptado para se tornar um escritório com capacidade para 2 mil pessoas. Há amenidades, como academia, quadra, estacionamento, jardim, restaurante, e um auditório para eventos, além da infraestrutura de data center que atende as operações do Mercado Livre no Brasil e na Argentina.
Agora, imagine a complexidade de cuidar da manutenção de todo esse espaço. Este é o trabalho de excelência prestado pela JLL ao Mercado Livre, que, por duas vezes, rendeu o Prêmio Infra FM.
A parceria entre a JLL e o Mercado Livre é antiga e não se restringe apenas à Melicidade, inclui também outros sites. No entanto, a manutenção predial em um campus tem especificidades, como aponta Ricardo Sousa, Gerente de Manutenção da JLL Work Dynamics.
“Em um prédio adaptado, o desafio aumenta. Em um galpão convertido para escritórios e espaço de eventos, tudo o que acontece no exterior afeta o ambiente interno. Há muitas árvores ao redor, temos que ficar atentos ao telhado e para que galhos não obstruam as calhas, por exemplo. Além disso, o prédio tem clarabóias, que são boas pela iluminação natural que proporcionam, mas, em dias de muito sol, fazem com que seja necessário reforçar o ar-condicionado. São detalhes que não existem em um prédio comercial convencional”, explica ele.
Lívia Lourenço (Gerente de Facilities da JLL Work Dynamics), Luana Lorenzato (Gerente de Real Estate e Facilities do Mercado Livre), Nilton Pereira (responsável de Manutenção da JLL no Mercado Livre) e Ricardo Sousa (Gerente de Manutenção da JLL Work Dynamics) durante a premiação Infra FM em 2021.
Empresa de tecnologia precisa de disponibilidade total
“O fato de sermos uma companhia de tecnologia que não pode parar exige cuidados técnicos excepcionais e uma equipe preparada como a da JLL para agir em casos de emergência.”
Os detalhes são apenas uma face dessa operação, que precisa funcionar a contento para uma empresa de tecnologia que opera 24h, como é o caso do Mercado Livre e da Melicidade. O data center, por exemplo, é um ambiente crítico que precisa de manutenção especializada.
Para garantir essa disponibilidade e agilidade no atendimento, a equipe de manutenção da JLL na Melicidade se divide em turnos. Ao todo, são mais de 20 profissionais da JLL, entre equipes fixas e volantes, que cuidam dos sites do Mercado Livre no Brasil.
Para além das especificidades características desse tipo de operação, a pandemia ainda impôs um desafio extra: a variação no número de ocupantes, que também afeta o cronograma de manutenções. “Temos vivido um momento peculiar, pois a pandemia deu independência ao trabalhador em relação à estrutura física da empresa. A volta ao escritório é opcional. Isso nos faz repensar alguns espaços, a gente percebe que as pessoas usam o ambiente para colaboração, integração e outras atividades que exigem olho no olho. Temos lidado com estrutura híbrida”, diz Luana.
Flexibilidade é trunfo no dia a dia
Nilton Pereira, responsável de Manutenção no contrato do Mercado Livre, conta que, além dos cuidados com a estrutura física, o trabalho inclui lidar com os muitos parceiros que prestam serviços específicos ao Mercado Livre. “Nós fazemos o acompanhamento desses parceiros e os acionamos em casos de necessidade. O objetivo é sempre atender à necessidade do cliente”, diz ele.
Ter esse pensamento em mente faz com que a flexibilidade esteja presente no dia a dia para lidar com mudanças constantes das atividades, sem deixar de atender outras linhas de frente por conta dessas adaptações. E a preocupação com um atendimento de excelência não é restrita ao cliente JLL que está no contrato, a exemplo do que acontece quando o espaço de eventos é locado pelo Mercado Livre a outras empresas.
“Cada evento é uma situação e uma demanda diferente. Nós acompanhamos para nos certificar de que iluminação, refrigeração e outros itens estão funcionando perfeitamente, pois ali pode ter um possível futuro cliente”, diz Pereira.
Essa preocupação com a satisfação das pessoas é um dos diferenciais apontados por Luana no atendimento da JLL que rendeu o prêmio Infra FM.
“Eu gosto de destacar que pessoas são peças fundamentais no nosso serviço. Sistemas são importantes, mas são ferramentas para o nosso trabalho. Temos muita sintonia com a JLL, é uma parceria preocupada, cuidadosa em garantir que a resposta venha e que a correção seja realizada. É um cuidado especial, como se fosse de dono”, conclui Luana.