História do cliente

Com desafios de manutenção em campus corporativo, JLL se destaca no atendimento à Melicidade

Pela segunda vez, atendimento da JLL é reconhecido pela maior plataforma digital de gestão de propriedades.

05 de Maio de 2022
Foco

Operação 24h, com ambiente crítico que precisa de manutenção especializada. 

Localização

Osasco, São Paulo

Metro quadrado

33 mil m² de área total e 17 mil m² de área útil

A Melicidade, como foi apelidada a sede do Mercado Livre em Osasco, São Paulo, já é conhecida no meio corporativo pela sua estrutura diferenciada: em vez de um prédio comercial convencional, trata-se de campus corporativo com muita sustentabilidade e tecnologia embutidas. O próprio apelido traduz um pouco da grandiosidade do espaço de 33 mil m² de área total e 17 mil m² de área útil.

No local, um galpão que, no passado, abrigou uma indústria automotiva passou por retrofit entre 2015 e 2016 e foi adaptado para se tornar um escritório com capacidade para 2 mil pessoas. Há amenidades, como academia, quadra, estacionamento, jardim, restaurante, e um auditório para eventos, além da infraestrutura de data center que atende as operações do Mercado Livre no Brasil e na Argentina.

Agora, imagine a complexidade de cuidar da manutenção de todo esse espaço. Este é o trabalho de excelência prestado pela JLL ao Mercado Livre, que, por duas vezes, rendeu o Prêmio Infra FM.

A parceria entre a JLL e o Mercado Livre é antiga e não se restringe apenas à Melicidade, inclui também outros sites. No entanto, a manutenção predial em um campus tem especificidades, como aponta Ricardo Sousa, Gerente de Manutenção da JLL Work Dynamics.

“Em um prédio adaptado, o desafio aumenta. Em um galpão convertido para escritórios e espaço de eventos, tudo o que acontece no exterior afeta o ambiente interno. Há muitas árvores ao redor, temos que ficar atentos ao telhado e para que galhos não obstruam as calhas, por exemplo. Além disso, o prédio tem clarabóias, que são boas pela iluminação natural que proporcionam, mas, em dias de muito sol, fazem com que seja necessário reforçar o ar-condicionado. São detalhes que não existem em um prédio comercial convencional”, explica ele. 

Lívia Lourenço (Gerente de Facilities da JLL Work Dynamics), Luana Lorenzato (Gerente de Real Estate e Facilities do Mercado Livre), Nilton Pereira (responsável de Manutenção da JLL no Mercado Livre) e Ricardo Sousa (Gerente de Manutenção da JLL Work Dynamics) durante a premiação Infra FM em 2021. 

Empresa de tecnologia precisa de disponibilidade total

“O fato de sermos uma companhia de tecnologia que não pode parar exige cuidados técnicos excepcionais e uma equipe preparada como a da JLL para agir em casos de emergência.”

Luana Lorenzato, Gerente de Real Estate e Facilities, Mercado Livre

Os detalhes são apenas uma face dessa operação, que precisa funcionar a contento para uma empresa de tecnologia que opera 24h, como é o caso do Mercado Livre e da Melicidade. O data center, por exemplo, é um ambiente crítico que precisa de manutenção especializada.

Para garantir essa disponibilidade e agilidade no atendimento, a equipe de manutenção da JLL na Melicidade se divide em turnos. Ao todo, são mais de 20 profissionais da JLL, entre equipes fixas e volantes, que cuidam dos sites do Mercado Livre no Brasil.

Para além das especificidades características desse tipo de operação, a pandemia ainda impôs um desafio extra: a variação no número de ocupantes, que também afeta o cronograma de manutenções. “Temos vivido um momento peculiar, pois a pandemia deu independência ao trabalhador em relação à estrutura física da empresa. A volta ao escritório é opcional. Isso nos faz repensar alguns espaços, a gente percebe que as pessoas usam o ambiente para colaboração, integração e outras atividades que exigem olho no olho. Temos lidado com estrutura híbrida”, diz Luana. 

Flexibilidade é trunfo no dia a dia

Nilton Pereira, responsável de Manutenção no contrato do Mercado Livre, conta que, além dos cuidados com a estrutura física, o trabalho inclui lidar com os muitos parceiros que prestam serviços específicos ao Mercado Livre. “Nós fazemos o acompanhamento desses parceiros e os acionamos em casos de necessidade. O objetivo é sempre atender à necessidade do cliente”, diz ele.

Ter esse pensamento em mente faz com que a flexibilidade esteja presente no dia a dia para lidar com mudanças constantes das atividades, sem deixar de atender outras linhas de frente por conta dessas adaptações. E a preocupação com um atendimento de excelência não é restrita ao cliente JLL que está no contrato, a exemplo do que acontece quando o espaço de eventos é locado pelo Mercado Livre a outras empresas.

“Cada evento é uma situação e uma demanda diferente. Nós acompanhamos para nos certificar de que iluminação, refrigeração e outros itens estão funcionando perfeitamente, pois ali pode ter um possível futuro cliente”, diz Pereira.

Essa preocupação com a satisfação das pessoas é um dos diferenciais apontados por Luana no atendimento da JLL que rendeu o prêmio Infra FM.

“Eu gosto de destacar que pessoas são peças fundamentais no nosso serviço. Sistemas são importantes, mas são ferramentas para o nosso trabalho. Temos muita sintonia com a JLL, é uma parceria preocupada, cuidadosa em garantir que a resposta venha e que a correção seja realizada. É um cuidado especial, como se fosse de dono”, conclui Luana. 

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