JLL assessora venda de duas antigas fábricas da P&G para reposicionamento
Áreas industriais em SP e RJ foram convertidas em logística e residencial para atrair compradores mais qualificados.
Foco
Venda de duas plantas industriais
Valor
Adequação de produto para outras finalidades
Localização
São Paulo e Rio de Janeiro
A área de Capital Markets da JLL auxiliou a gigante P&G na venda de duas antigas plantas industriais, uma na Rodovia Anchieta, em São Paulo, e outra no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Foram transações complexas, que envolveram o desenvolvimento de produtos imobiliários para novos fins: galpão logístico e residencial, respectivamente.
A estratégia traçada pela JLL foi o diferencial para a comercialização das áreas, que já estavam no mercado. Foi um trabalho longo, com várias etapas. As diligências prévias conferiram se as documentações estavam em ordem e se o valor pedido pelo proprietário era de acordo com a realidade do mercado. Após conhecer o imóvel e fazer uma análise de vocação, foi possível traçar a estratégia comercial. Então, inciciou-se a oferta aos potenciais compradores, previamente mapeados.
“Nossa atuação é muito ativa e próxima. No dia a dia das visitas aos imóveis, ouvimos o feedback de todos os interessados, pois cada um tem um filtro. Somamos isso com a nossa experiência e know how para desenvolver a melhor abordagem para avançar na venda do imóvel”, conta Marco Lacayo, diretor na área de Capital Markets da JLL.
“Graças à parceria com a JLL, conseguimos realizar esses dois grandes projetos para a P&G, proporcionando um bom fluxo de caixa para a empresa, bem como economias, cortando os custos fixos das duas propriedades. O domínio técnico da JLL no setor imobiliário foi fundamental para a correta gestão de cada etapa dos projetos, apoiando também cada uma das nossas diferentes áreas envolvidas”, comentou Rómulo González, Corporate Real Estate & Governance Director da P&G para a América Latina.
Antiga fábrica da P&G localizada na Rodovia Anchieta, em São Paulo.
Trabalho integrado contribuiu para o sucesso dos negócios
Uma das chaves para o sucesso dos negócios e da venda das duas plantas foi o estreito relacionamento com a P&G. Apesar de as transações terem sido conduzidas pela equipe de Capital Markets, a multinacional de bens de consumo já contava com o trabalho da equipe de IPS (Integrated Portfolio Services) da JLL para a gestão de todo o portfólio de ativos da companhia.
“A JLL possui um contrato global de Master Service Agreement com a P&G. Auxiliamos a empresa em toda a sua estratégia de portfólio e gerenciamento de transações, compreendendo as principais necessidades e processos internos e externos para garantir o melhor retorno em qualquer venda ou compra de ativo. No negócio envolvendo as duas plantas, realizamos um processo extenso de seleção e a P&G entendeu que a JLL seria o melhor parceiro para a condução das transações”, explica Alfredo Biocca, Regional Transaction Lead da JLL para a conta P&G.
Como gestora do portfólio, a JLL analisa constantemente todos os ativos a partir da estratégia de negócio, garantindo a maior rentabilidade nas transações. Para a venda das duas plantas industriais, a equipe de IPS indicou as principais companhias que poderiam auxiliar na condução do negócio para a empresa global de bens de consumo, que é responsável pela tomada de decisão.
“Funcionamos como o ponto de apoio tanto para a P&G quanto para a área de Capital Markets durante o processo de venda, atuando em todas as fases do negócio. Seguimos de perto a necessidade do cliente e, ao mesmo tempo, trabalhamos com a empresa selecionada para a transação. Nosso foco é fazer com que o processo seja o mais adequado possível, alinhando as expectativas e definindo as prioridades do cliente em cada etapa”, comenta Rosamelia Guzman, Transaction Management da JLL para a conta P&G.
Desafios do projeto
Para o reposicionamento do produto, como foi o caso das duas antigas fábricas da P&G, a atividade da JLL é ainda mais intensa.
“Quando vendemos um imóvel pronto para redesenvolvimento, há o desafio de convencimento do comprador, pois, além de pagar pelo imóvel, ele terá que investir para adequá-lo a outro perfil de ocupação. Utilizando informações de mercado, destacamos a vantagem da localização, do acesso, do aproveitamento de estruturas já existentes, entre tantos outros aspectos, para melhorar a negociação”, diz Márcia Castro, diretora de Capital Markets da JLL.
A JLL auxilia na escolha da melhor proposta, considerando preço, prazo e condições de pagamento, e também faz a intermediação do negócio entre as partes, gerenciando as expectativas. Essas são partes importantes do serviço, principalmente ao lidar com uma multinacional, que segue rígidos processos internos.
Além disso, acompanhamos, sob aspecto comercial, todo o deslinde documental dos imóveis e outras questões complexas, integralmente superadas, que resultaram nas resolutivas aos contratos.
Corretores associados participaram do negócio
Outro diferencial do projeto foi a participação dos corretores associados, profissionais qualificados pela JLL para prestar o mesmo serviço de excelência. O imóvel do Rio de Janeiro foi ofertado pela plataforma e vários profissionais participaram do negócio.
“Não basta ter bom produto e bom preço. É preciso ter um time motivado para prospectar ativamente os interessados. O nosso corretor é fundamental e qualificado para atender qualquer potencial comprador”, afirma Paulo Casoni, diretor de Capital Markets da JLL.
A área da antiga fábrica do Rio de Janeiro foi comercializada para se tornar um empreendimento residencial de habitações de interesse social, voltado a famílias de baixa renda.
O serviço integrado e completo oferecido pela JLL incluiu, ainda, o suporte da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado. “Eles foram fundamentais para fornecer insights e nos ajudar a traçar o melhor cenário para a venda do imóvel. A partir dos dados, traçamos o planejamento estratégico que fez toda a diferença para o sucesso da transação”, conclui Jorge da Silva, gerente de Negócios Imobiliários de Capital Markets da JLL.