Webinar JLL aborda dilemas da retomada dos escritórios pós-pandemia

Especialistas discutiram os desafios da implementação do “novo normal” no mundo corporativo e as transformações dos locais de trabalho.

14 de Maio de 2020

Com o objetivo de seguir as diretrizes governamentais para mitigar o contágio da COVID-19 e se adaptar ao “novo normal”, estabelecido também com a adesão em massa do trabalho remoto, a retomada dos escritórios se tornou um grande desafio para as empresas. Afinal, tendências foram aceleradas e os processos para um retorno seguro envolvem um complexo gerenciamento dos locais de trabalho e estratégias de workplace.

Para abordar os impasses que envolvem o retorno diante de uma nova estrutura organizacional e o planejamento a curto e médio prazos, levando em consideração as tecnologias que existem a nosso favor para ajudar nesse processo, a JLL promoveu, na última quarta-feira (13/05), o webinar “Dilemas da retomada dos escritórios pós-pandemia”.

Mediado por Guilherme Soares, diretor da Tétris e de Projetos e Obras da JLL, o evento contou com as participações de outros especialistas da empresa no tema, como Luciana Arouca (gerente de Novos Negócios de Projetos e Obras) e Roberta Hodara (especialista em Workplace e Change Management). 

Assista aos melhores momentos do webinar:

 

No webinar, os participantes traçaram um paralelo entre o período pré-pandemia, em que se apresentavam sinais de retomada do mercado imobiliário, com a redução nas taxas de vacância e uma leve recuperação nos valores, e o cenário atual, tanto no âmbito dos negócios quanto das ocupações dos espaços de trabalho.

“Neste momento, antes de qualquer coisa, temos que buscar um discurso alinhado entre liderança e funcionários, escutando as necessidades de cada um, entendendo os valores e o propósito da empresa. Essa equação, combinada com questões de saving e alternativas para elevar a produtividade, leva a uma solução adequada para a empresa”, completou Roberta Hodara.

Um dos focos principais para o retorno aos escritórios será a dinâmica de ocupação dos espaços. Assim como nos ambientes públicos, onde foram adotadas estratégias para evitar aglomerações, as empresas terão de trabalhar na mesma direção. Para isso, será importante que cada companhia obtenha um diagnóstico completo de como utilizar seu local de trabalho a fim de torná-lo seguro e eficiente, o que pode ser feito com o auxílio de tecnologia.

“A gente não vai ter mais a necessidade de ir ao escritório. De maneira geral, deveremos querer ir, porque ele vai funcionar como um hub. A gente sente necessidade de interagir com as pessoas, e nada substitui essa relação olho no olho. A grande mudança será na gestão do comportamento das lideranças e na adaptação das pessoas. O espaço vai passar por essa transformação para um novo lugar”, explicou Luciana Arouca.

Apesar da complexidade que envolve o processo como um todo, cada empresa precisará entender sua realidade dentro do “novo normal”. Seja aumentando ou diminuindo o espaço físico, o caminho para uma análise da estrutura organizacional, do propósito, das necessidades das pessoas e tecnologias que se conectam de forma diferente com as soluções físicas existentes serão parte fundamental para a implementação de novas políticas e modelos de trabalho mais seguros.

“Os escritórios podem ser menores em área de espaço de trabalho. Porém, com mais qualidade, o que significa mais distanciamento e locais de apoio para promover o intercâmbio de ideias e a função social que possuem. Dependendo da empresa, essa conta pode ficar menor, igual ou até mesmo maior. Tudo estará ligado com a cultura da empresa e o estilo de gestão”, pontuou Guilherme Soares. “Todos nós passamos por várias experiências nos últimos meses e, se as pessoas voltarem para o escritório e ele estiver como quando saíram, será frustrante. Então, as empresas terão que acolher as pessoas para uma relação mais próxima com o próprio home office, a que todos se acostumaram. É uma mudança bem ampla”, finalizou o mediador do webinar.  

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Luciana Arouca
Diretora, Sustentabilidade

Sobre a JLL

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