Como manter um imóvel atualizado e atrativo ao longo do tempo
Para atrair e reter bons inquilinos, empreendimentos precisam de eficiência operacional.
Como qualquer outro ativo, um imóvel precisa de cuidados para se manter atualizado e atrativo. Afinal, além da deterioração causada pela ação do tempo, é natural que surjam novos empreendimentos, com tecnologias mais avançadas e modelos construtivos mais modernos, que se tornam atraentes pela eficiência operacional e pela economia que podem proporcionar aos inquilinos.
Por isso, os proprietários devem ter uma preocupação constante em manter seus espaços competitivos no mercado. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio de retrofit, ou seja, da modernização do prédio, segundo Guido Sonnino, da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL.
“A atualização dos equipamentos traz eficiência, sustentabilidade e segurança, o que reduz custos condominiais. E um condomínio barato permite elevar o preço de locação”, diz Sonnino.
Com um amplo portfólio de imóveis comerciais e industriais sob sua gestão, dos antigos aos mais modernos, a JLL conhece diversas soluções para trazer os melhores resultados para a operação, como explica Murillo Azevedo, também da área de Gerenciamento de Propriedades da empresa.
“Por estarmos em muitos empreendimentos e cuidarmos da gestão de toda a operação, temos conhecimento para agregar nas diferentes fases do produto, desde o projeto até o retrofit”, afirma.
Sob essa perspectiva, os imóveis devem ser pensados como uma empresa, isto é, considerando a sua produtividade e a sua longevidade. Três premissas principais orientam o trabalho de uma consultoria imobiliária:
- Objetivo: entender as metas do cliente e oferecer as soluções mais adequadas para alcançar o
sucesso da operação. - Talentos: dispor de um time treinado para pensar com a cabeça do cliente e tomar decisões com a
visão do proprietário. - Planejamento e procedimentos: planejamento de curto, médio e longo prazos, com soluções
baseadas em processos e procedimentos elaborados e aferidos em anos de experiência.
“Com inteligência por trás da tecnologia, conseguimos identificar as necessidades de cada prédio e indicar soluções mais eficientes.”
Tecnologia para planejar a gestão
Como uma empresa de tecnologia com foco no mercado imobiliário, a JLL possui um grande volume de dados dos condomínios sob sua gestão, que são transformados em informações estratégicas para o planejamento dos empreendimentos e para o processo de tomada de decisão.
Uma boa consultoria ainda auxilia na gestão dos documentos dos empreendimentos que administra, como AVCB e relatórios de inspeção de elevadores. O número de documentos de um edifício pode passar de 80, de acordo com Guido Sonnino.
“Temos uma equipe multidisciplinar que fica no back office da JLL para auxiliar os empreendimentos na obtenção dos documentos. É um corpo técnico, jurídico e de auditoria que orienta e verifica as documentações”, explica.
Sonnino vai além. “Atualmente, estamos investindo em novas tecnologias, bem como em equipe com expertise nesse assunto, visando a transformar dados em informações. Isso vai nos auxiliar no benchmarking entre empreendimentos e na orientação dos gestores quanto às melhores práticas, minimizando desvios, de forma rápida e eficaz”, conclui.