Reportagem

Consultoria operacional na fase de projeto torna empreendimentos mais eficientes e competitivos

O perfeito funcionamento de um empreendimento começa a ser forjado quando ainda está sendo projetado. Saiba como a consultoria operacional pode ajudar.

06 de Outubro de 2020

A melhor estratégia para resolver problemas é cortá-los pela raiz. Por isso, quando um incorporador contrata um escritório de arquitetura para criar um edifício de escritórios corporativos, galpões ou condomínios logísticos, não pode se esquecer de contar também com uma consultoria operacional.

Ao analisar o projeto, especialistas no gerenciamento da operação desses espaços podem identificar potenciais problemas ou oportunidades de melhorias. A consultoria operacional é um cuidado que fará toda a diferença para maior eficiência e perfeito funcionamento do futuro empreendimento. 

Como funciona

Os especialistas analisam os projetos arquitetônico, elétrico, civil e hidráulico, além de sistemas de ar-condicionado, elevadores, armazenamento de lixo, serviços, recepção de pessoas e materiais e até paisagismo e materiais de acabamento.

Segundo o gerente técnico corporativo da JLL, Evaldo Pisani, a consultoria deve ser feita com olhos de quem irá operar o empreendimento, procurando identificar futuras não conformidades e buscar soluções para mitigá-las ou corrigi-las ainda na fase de projeto.

O diretor de Gerenciamento de Propriedades, Fábio Martins, acrescenta que, quanto antes for feita a análise do projeto, melhor. Na fase do anteprojeto, por exemplo, é muito mais fácil fazer ajustes, porque o projeto ainda está em sua concepção. “Certamente, os benefícios da consultoria são maiores nessa etapa e os custos para ajustes, menores”, diz Martins.

Mas, mesmo que o projeto esteja mais adiantado, a consultoria operacional pode evitar a necessidade de correções no empreendimento depois da obra iniciada ou, pior ainda, quando estiver pronta. Pisani e Martins contam que já viram de tudo em termos de potenciais problemas em projetos, dos mais leves aos mais graves, como uma doca em que não era possível entrar com um caminhão-baú, pois não havia altura suficiente, tendo sido necessário rebaixar seu piso quando o edifício estava próximo da inauguração. 

Foco é a maior eficiência

“Trabalhamos na antecipação e na resolução de futuras dificuldades operacionais, o que torna o empreendimento mais eficiente e, portanto, mais atrativo no mercado. Isso ajuda a atrair e manter os locatários.”

Murillo Azevedo, Gerente de Planejamento Estratégico, JLL

O principal objetivo da consultoria é aumentar a eficiência operacional, mas também há contribuição para a redução do custo, tornando o empreendimento mais competitivo. 

Antenados com as tendências, os consultores operacionais podem indicar novidades tecnológicas que melhoram a qualidade do serviço prestado aos usuários. 

Com a pandemia, por exemplo, ganhou destaque o uso de controle de acesso por meio da íris e do reconhecimento facial. Para visitantes, a tendência é a pré-autorização via SMS e QR Code, o que vai reduzir bastante o tamanho das equipes das recepções. 

Boas práticas 

Segundo Pisani, para a obtenção de um melhor resultado, essa análise deve envolver profissionais com grande bagagem em gestão de empreendimentos, pois eles acumulam um conhecimento prático inestimável, que não é tratado nos cursos de Arquitetura e Engenharia. Cada projeto é único do ponto de vista arquitetônico e tem sutilezas que podem ser observadas por olhos atentos e experientes.

Para saber mais sobre consultoria operacional, portanto, fale com a equipe da JLL.

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