Reportagem

Experiência e credibilidade fazem a diferença na avaliação imobiliária

Além da análise das características do imóvel, estudo inclui um levantamento de toda a documentação, como matrícula, IPTU e zoneamento.

15 de Junho de 2022
Autores:
  • Agência Tecere

Determinar o valor correto de um imóvel é muito importante para qualquer transação de negócios. Por isso, contar com experiência e credibilidade no momento de realizar a avaliação imobiliária dos seus ativos pode fazer toda a diferença.

Para estabelecer o valor de um imóvel ou terreno da maneira correta, vários aspectos devem ser analisados e levados em consideração. A avaliação imobiliária realizada pela JLL segue rigorosamente:

          - As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
          - As recomendações contidas no Red Book, do The Royal Institution of Chartered Surveyors – RICS, que está em pleno cumprimento com os Padrões Internacionais de Avaliação (IVS);
          - As Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS).

“É observada uma série de itens do imóvel e do seu entorno, alertando para pontos positivos e negativos que possam influenciar o valor no futuro”, explica Magno Stipkovic, diretor de Valuation and Advisory Services da JLL. 

Além das características do imóvel, a avaliação imobiliária inclui um levantamento de toda a documentação, como matrícula, IPTU e zoneamento. Possíveis contaminações no terreno, existência de área de preservação ambiental e até futuras obras viárias que possam vir a exigir desapropriações também são consideradas. A avaliação compreende ainda uma pesquisa e análise de mercado para o correto posicionamento do imóvel em relação ao mercado de inserção.

Stipkovic explica que existem metodologias diferentes para cada tipo de imóvel. “A avaliação pode durar de três dias a um mês, dependendo do imóvel e da dificuldade da análise a ser realizada”, declara.

Equipe especializada garante avaliação imobiliária correta

A equipe de avaliação imobiliária da JLL é composta por profissionais com formação em áreas como engenharia, arquitetura e administração. De acordo com Magno, essa multidisciplinaridade é fundamental para o sucesso e para a realização dos mais diversos projetos, visto que o trabalho de avaliação imobiliária não é uma ciência exata.

“Apesar de haver uma metodologia, são muitas variáveis que dão margem para mudanças no valor do imóvel avaliado. Por isso, a experiência dos profissionais envolvidos conta muito”, comenta o executivo, que valoriza também a forma como a equipe desempenha um trabalho alinhado e confiável do início ao fim.

Quando a avaliação imobiliária é necessária

Muitas situações podem levar à necessidade de uma avaliação imobiliária. Inclusive, em momentos como o atual, a atualização da avaliação imobiliária é muito importante para reposicionar ativos. Confira, a seguir, alguns exemplos em que o serviço é indicado:

          - Negociação de compra e venda;
          - Análise de viabilidade para fundos de investimento;
          - Verificação do valor de mercado do portfólio imobiliário;
          - Oferta do imóvel ou terreno como garantia para empréstimo bancário;
          - Estudo de viabilidade para o desenvolvimento de projetos comerciais, industriais ou residenciais.

Em qualquer um dos casos, contar com credibilidade e experiência traz resultados confiáveis e evita prejuízos para todos os envolvidos.

Receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado imobiliário!

Informe os assuntos que mais te interessam relacionados ao mercado imobiliário para que possamos
enviar notícias, reportagens e estudos de mercado com exclusividade na sua caixa de entrada.