Saúde e bem-estar no ambiente de trabalho também são questões de sustentabilidade
"Temos como meta principal proporcionar uma experiência saudável e sustentável para os ocupantes dos espaços corporativos. Para isso, consideramos não só o ambiente do escritório internamente, mas o edifício em si."
A crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 evidenciou, mais uma vez, a importância da sustentabilidade e de manter o meio ambiente em equilíbrio. Proporcionar espaços adequados para o trabalho, com conforto e infraestrutura que traga benefícios não só para as pessoas, mas para o planeta, é uma das minhas missões no comitê “Construindo um Futuro Melhor”, ou “Building a Better Tomorrow”, como é chamado internacionalmente.
O comitê é uma iniciativa global da JLL para promover o seu propósito de sustentabilidade e tem sua atuação norteada por quatro pilares: Clientes, Pessoas, Comunidades e Workplace.
No pilar Workplace, sob minha responsabilidade, temos como meta principal proporcionar uma experiência saudável e sustentável para os ocupantes dos espaços corporativos. Para isso, consideramos não só o ambiente do escritório internamente, mas o edifício em si.
Alguns tópicos principais orientam o nosso plano de ação, que engloba as instalações da JLL e tem potencial de replicação para clientes e parceiros:
Energia
Análise do consumo e identificação de oportunidades de melhoria e economia. É o caso do uso das lâmpadas LED, uma realidade nos edifícios triple A, como o que a sede da JLL Brasil ocupa no São Paulo Corporate Towers, mas que não é comum em prédios mais antigos, por exemplo.
Água
Avaliação de processos para economia e reutilização de água.
Resíduos
Metas para redução da geração de resíduos e sua separação para a destinação correta. Um dos desafios neste quesito, diretamente relacionado à pandemia, é como diminuir os resíduos descartáveis sem incentivar o compartilhamento de itens (copos de plástico versus de louça, por exemplo).
Saúde e bem-estar
Buscamos a certificação Fitwel, que reconhece edifícios projetados e operados para oferecer um ambiente saudável e seguro para os ocupantes.
Emissões de carbono
Inclusão de boas práticas para reduzir as emissões de CO². Isso pode ser trabalhado em algumas frentes, como a diminuição de translados entre casa e escritório (o que já aconteceu por conta do home office forçado pela pandemia) e mudanças nas políticas de viagens corporativas e de aluguel de veículos.
Como faremos essa transformação?
É importante destacar que, neste primeiro momento de atuação, estamos muito focados nas análises para identificar oportunidades de adoção de medidas mais sustentáveis. Sabemos que muitas das nossas ambições não são factíveis no curto prazo, como zerar as emissões de carbono, mas estamos dando os primeiros passos para que um futuro mais verde seja realidade daqui a alguns anos.
Além disso, queremos contar com o engajamento de todos os colaboradores, seja atuando como voluntários no comitê, seja com a adesão às iniciativas propostas ao longo do ano. Como defendeu Marcia Laste no seu artigo sobre o pilar Comunidades, a solidariedade é importante para a construção de um futuro melhor. E como disse Luís Ronca, Country Lead do Building a Better Tomorrow no Brasil, o futuro que queremos é construído hoje.
*Por Roberta Hodara, líder do pilar Workplace no comitê “Building a Better Tomorrow” e especialista em Workplace e Change Management da JLL.