Reportagem

Minimize custos fixos e evite não conformidades que afetam a eficiência dos empreendimentos

O olhar externo de especialistas em operação ajuda a identificar e eliminar, ainda na fase de projeto, potenciais problemas futuros.

03 de Novembro de 2020

O projeto do seu futuro condomínio possui todas as áreas necessárias para um bom funcionamento? Os equipamentos e sistemas previstos são adequados para o tipo de operação? Suas equipes operacionais estão adequadamente dimensionadas?

Para quem está investindo em um projeto de construção de um edifício de escritórios ou condomínio logístico, o melhor momento de pensar em questões como essas é na fase de projeto, quando ajustes e melhorias têm menor custo.

Por isso, considere buscar uma consultoria operacional composta por especialistas nesse tipo de empreendimento e garanta maior eficiência. “Nesse estudo, é feita uma completa análise dos aspectos técnicos e operacionais do futuro empreendimento. Isso não significa intervenção no projeto arquitetônico”, explica José Freitas, diretor associado da JLL. 

Os principais aspectos técnicos analisados são:

  • Previsão de sistema de gerenciamento, como BMS (Building Management System), que controla o ar-condicionado, bombas, ventiladores e exaustores.
  • Adequação dos espaços onde serão instalados esses equipamentos.
  • Facilidade de acesso aos equipamentos na hora de fazer manutenção.
  • Adequação ao projeto da tecnologia do sistema de ar-condicionado.
  • Adequação dos equipamentos ao porte do empreendimento.

Os principais aspectos operacionais analisados são:

  • Existência e funcionalidade de espaços essenciais, como sala de administração, sala para materiais de limpeza, sala para pequenos reparos, sala de mensageria, sala para equipe de segurança e espaço para armazenamento de lixo.
  • Adequação do número de elevadores ao fluxo de pessoas previsto.
  • Compatibilidade da área de docas ao porte do empreendimento.
  • Facilidade de acesso para os diversos tipos de veículos de entrega.
  • Existência de sanitários, cozinha e área de descanso para motoristas em parques logísticos. Em edifícios, existência de sanitários na área de docas para entregadores.
  • Existência de portaria de serviços.
  • Tipo de sistema de controle de acessos para pessoas e veículos.
  • Adequação do tamanho das equipes de administração, limpeza, recepção e segurança ao porte do empreendimento.

Se eu não fizer essa avaliação, o que pode acontecer?

Deixar de fazer essa avaliação pode demandar medidas corretivas quando a obra estiver em andamento ou depois de pronta, certamente aumentando o custo. Além disso, pode causar não conformidades que vão impactar no funcionamento e no custo do condomínio do empreendimento, exigindo a criação de procedimentos para minimizar situações que poderiam ser eliminadas ou corrigidas previamente, explica o gerente técnico corporativo da JLL, Evaldo Pisani.

Imagine, por exemplo, o transtorno para um empreendimento construído sem um espaço adequado para a equipe de administração ou para os materiais de limpeza. Em geral, essas áreas acabariam instaladas, de modo improvisado, no subsolo, mas como isso não está previsto no projeto, existe risco de multas.

Agora, pense em outra coisa: como afetaria o funcionamento e a satisfação dos usuários a falta d´água decorrente da quebra da bomba que alimenta os andares?

Para saber mais sobre a transformação digital em empreendimentos corporativos, fale com a equipe da JLL.

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