Reportagem

Plano de reentrada foca em segurança nos edifícios comerciais

JLL criou comitê que usa expertise internacional para antecipar riscos e trazer tranquilidade para as pessoas na volta aos escritórios.

23 de Julho de 2020

Aos poucos, a quarentena em São Paulo está sendo flexibilizada e as pessoas se preparam para voltar à sua rotina anterior, ainda que parcialmente. As atividades começam a ser retomadas com adaptações nas operações para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. É assim também nos edifícios corporativos, que ficaram praticamente vazios com a adesão das empresas ao trabalho remoto

Para garantir a saúde e a segurança dos frequentadores durante esta retomada, a JLL elaborou um plano de reentrada para os cerca de 90 empreendimentos que compõem seu portfólio de Gerenciamento de Propriedades. A elaboração partiu de um comitê que envolveu profissionais de diversas áreas - Saúde e Segurança do Trabalho, Planejamento Estratégico, Supply Chain, Marketing, Jurídico, Tecnologia, Departamento técnico e Recursos Humanos.

“Foi um trabalho dinâmico, feito a muitas mãos, para assegurar que nenhum aspecto fosse negligenciado. Além de um guia geral, foram feitas adequações para a realidade de cada empreendimento, criando planos personalizados que consideram a experiência do usuário ou visitante em cada prédio”, explica Guido Sonnino, gerente de Gerenciamento de Propriedades da JLL.

O guia segue recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde, do Secovi (Sindicato da Habitação) e tem direcionamento da JLL Estados Unidos, além de contar com insights da experiência observada nos diversos países em que a empresa atua. O trabalho de excelência feito para o mais moderno empreendimento comercial da América Latina, o São Paulo Corporate Towers, por exemplo, foi validado pelo Hospital Sírio Libanês, referência internacional em saúde. 

Como será a reentrada

O plano de reentrada elaborado pela JLL prevê ações e novos equipamentos a serem implementados nos edifícios comerciais para evitar a transmissão do novo coronavírus. É um material bem completo, dividido por áreas específicas, como recepção e sanitários, e para diferentes públicos, como usuários e prestadores de serviço, apoiando os clientes neste momento tão importante.

O guia também recomenda um um “check-up” técnico do empreendimento para garantir que ele volte a operar sem falhas. “Nosso departamento técnico está atento e auxiliando nossos empreendimentos nessas tratativas”, afirma Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades. 

Cada empreendimento, de acordo com sua realidade, pode tomar as ações que considerar mais adequadas, como investir em dispensers automáticos para evitar contato e equipamentos de desinfecção mais avançados. 

Oportunidades de melhoria

O plano também indica oportunidades de melhoria nas áreas privativas dos ocupantes e é um grande aliado das empresas, já que muitas delas não possuem comitês de trabalho dedicados à reentrada ou à gestão de riscos.

“Nosso foco é a clareza de informações, para que as pessoas saibam como proceder. O guia inclui uma lista de fornecedores dos principais materiais. No caso dos nossos clientes, eles se beneficiam da compra em escala, que reduz custos e o risco de faltar insumos, já que os fornecedores priorizam grandes clientes. Nosso time de Supply Chain vem executando um trabalho importante neste sentido”, diz Fabio Martins.

Mas a atuação do comitê de reentrada da JLL vai além dos aspectos técnicos e dos novos processos implementados e inclui também o emocional das pessoas. O guia recomenda boas-vindas calorosas com uso de música e até aromaterapia para tornar o ambiente mais acolhedor.

“A gente pensou em todo o ciclo do usuário para tornar esse processo de reentrada menos agressivo. Apesar da preocupação de todos, muitos querem retornar aos escritórios. Por isso, temos que proporcionar o conforto, a operação e a segurança adequada nos empreendimentos sob nossa gestão”, destaca Murillo Azevedo, gerente de Planejamento da área de Gerenciamento de Propriedades. 

Fique por dentro

Receba nossa newsletter