Reportagem

Saiba como a tecnologia pode melhorar a experiência e a retenção de locatários 

Em um cenário de tendências aceleradas e utilização constante de dados, quem souber trabalhá-los adequadamente pode gerar informações preciosas para uma gestão mais eficiente.

27 de Outubro de 2020

Se a transformação digital ainda não chegou ao seu empreendimento, está na hora de pensar nisso. No mundo competitivo de hoje, a boa gestão tem de ser feita com base em informações relevantes, confiáveis e atualizadas. Processos e procedimentos manuais e desconectados desperdiçam tempo e esforço, além de serem mais caros.

A transformação digital propõe, antes de tudo, uma mudança de mindset para repensar a maneira de fazer as coisas. Com os desafios decorrentes da pandemia de COVID-19, essa tendência, que estava em curso, acelerou-se bastante e não tem mais volta. Um exemplo interessante é o uso crescente da tecnologia para a assinatura digital de documentos, que evita impressões desnecessárias e acaba com o vaivém de papéis.

Com mudanças e automatização de processos e procedimentos, integração de ferramentas e acesso a informações em tempo real, propiciadas pela transformação digital, a gestão de um empreendimento imobiliário pode dar um salto de eficiência e qualidade, reduzindo custos.

Quais são os benefícios e como utilizar a tecnologia de maneira eficiente?

“A digitalização e a intensificação do uso de aplicativos são essenciais para ganhar maior eficiência sem ter de aumentar o headcount. Trazem ganhos e reduzem drasticamente os riscos.”

Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades, JLL

“Em geral, na gestão de propriedades são usadas diferentes ferramentas específicas. Mas, até agora, na maioria das vezes, elas são recursos isolados, que não ‘conversam’ entre si. Hoje, com o avanço da tecnologia, já é possível extrair esses dados, integrá-los numa plataforma digital e trabalhá-los de modo que gerem informações úteis para o proprietário e para o gestor do empreendimento”, afirma Vinicius Santos, coordenador de soluções digitais da JLL.

Numa plataforma digital, dados coletados, por exemplo, por meio de sensores e medidores de temperatura, pressão e nível podem ser facilmente cruzados, permitindo uma visão mais completa das condições de operação, eventuais riscos e necessidade de intervenção.

Do ponto de vista administrativo, é possível também consolidar informações sobre consumo de água, gás e energia, evitar a digitalização de documentos e fazer o controle de contratos, apólices de seguros, alvarás e vistorias.

No caso de portfólios, além de uma visão individual, o proprietário pode ter uma visão geral de todos os empreendimentos e ainda fazer comparações de desempenho entre eles.

“Com a transformação digital, deixamos a era dos relatórios mensais, que mostram o que aconteceu, e entramos na era digital, de informação em tempo real, que permite monitorar o que está acontecendo e tomar decisões mais rápidas e embasadas”, afirma Vinicius.

A partir desse ponto de partida, será possível um novo salto, com base em modelos estatísticos avançados e inteligência artificial, que possibilitarão prever tendências. 

Por que investir na transformação digital?

“A tecnologia é essencial para ações e decisões que resultam em redução de custos condominiais, ajudando também a ampliar as experiências dos locatários. Isso é muito importante, pois são fatores que retêm os locatários nos empreendimentos. Estrategicamente, a tecnologia aumenta a eficiência e a competitividade, pois agrega valor e transforma a experiência dos clientes”, destaca Murillo Azevedo, gerente de Planejamento da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL.

Para saber mais sobre a transformação digital em empreendimentos corporativos, fale com a equipe da JLL.

Fique por dentro

Receba nossa newsletter