Reportagem

A tecnologia e o novo normal nos escritórios

Conheça seis soluções para a sua empresa reforçar a proteção à saúde da equipe durante o processo de reentrada no escritório.

20 de Janeiro de 2021
Autores:
  • Agência Jüssi

 

A pandemia de COVID-19 trouxe novas regras ao convívio social, seja entre amigos ou colegas de escritório. Na reentrada, portanto, o novo normal significa respeitar o distanciamento físico, aprimorar as rotinas de limpeza e usar máscaras, entre as muitas outras ações para evitar a transmissão do coronavírus nas empresas. 

Já existem tecnologias que reforçam a proteção na reentrada e que podem ser adaptadas de acordo com a estratégia de cada companhia, explica Ariel Castillo, gerente comercial e consultor da JLL Technologies para a América Latina. “Uma opção é combinar os sistemas com soluções de mobilidade e com a tecnologia dos sensores, sempre fazendo uma boa gestão de dados, porque são eles que trazem inteligência para tomar as melhores decisões para a proteção de todos.”

Descubra, a seguir, seis soluções que a tecnologia agrega aos edifícios comerciais para garantir uma transição mais segura para o novo normal no trabalho.

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Cálculo de espaço

Quem ainda não sabe se o escritório vai aumentar ou diminuir ou não tem ideia de quanto espaço é necessário para garantir o distanciamento físico entre os funcionários pode recorrer a softwares específicos que fazem esse cálculo. “Nesses sistemas, a empresa pode criar diferentes cenários, incrementar o distanciamento social e definir a capacidade máxima dos ambientes”, afirma Ariel. “O sistema pode até recomendar quais salas devem ser transformadas em escritório, porque são pequenas demais para garantir o distanciamento desejado.”

 

Mobilidade para o flex office

Sistemas que podem ser acessados por meio do smartphone facilitam bastante a adoção do flex office. Por meio de aplicativos, funcionários e gestores podem não só concluir, à distância, tarefas, como reservar uma sala ou acompanhar o desempenho de um fornecedor, mas também combinar melhor o rodízio no escritório, pois o sistema permite visualizar as estações de trabalho e os dias e os horários que estão disponíveis para ir à empresa.

 

Acesso inteligente – e sem toque

A tecnologia de reconhecimento facial permite que os funcionários entrem na empresa sem tocar na porta de entrada. Depois de “ler” o rosto das pessoas, o sistema libera a entrada abrindo automaticamente a porta – e pode ser programado inclusive para verificar se quem entra está usando máscara. 

 

 
Controle dos contatos

Quando um funcionário ou um visitante chega na empresa, pode fazer o check-in no telefone celular ou sua entrada fica registrada no sistema ao liberar a catraca com o aparelho (seja por meio de QR Code ou NFC). Dessas duas maneiras, a data e o período em que estiveram no escritório ficam registrados no sistema. Se alguém contrair a COVID-19, será possível avisar as pessoas que tiveram contato com quem ficou doente para avaliar se precisam ficar de quarentena.

 

Questionário digital de saúde

Outra medida de proteção é formular um questionário com itens relativos à saúde, que pode ser respondido tanto por funcionários como por visitantes em um aplicativo previamente configurado para coletar informações relevantes. “A empresa pode definir que quem não responde a esse formulário não pode entrar no prédio ou reservar uma sala de reunião, por exemplo”, diz Ariel.

 

Reserva com limpeza

Quando as reservas de salas de reunião ou de uma estação de trabalho são feitas pelo sistema, ele pode ser programado para deixar um intervalo de meia hora entre a saída de uma pessoa e a entrada de outra para que a equipe de limpeza faça a desinfecção e a limpeza das superfícies que foram usadas. “É possível configurar um intervalo para que limpem as mesas, por exemplo, a partir do momento em que o usuário faz o checkout do espaço que estava ocupando”, explica Ariel. “Só depois a mesa ou a sala fica disponível para outras pessoas.”

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