Reportagem

Guia da JLL mostra o futuro dos espaços de trabalho, de A a Z

Descubra as principais tendências para o novo modelo de escritório no cenário pós-pandemia.

13 de Janeiro de 2021

A pandemia de COVID-19 acelerou as mudanças previstas para os próximos anos, como a ampliação do trabalho remoto e do uso de tecnologias. Essa é também uma oportunidade de reavaliar as expectativas para o espaço corporativo e como ele pode contribuir para as metas do negócio, com o profissional de real estate atuando em conjunto com a alta liderança e o RH. Ao mesmo tempo em que lidam com as questões de reentrada e a segunda onda da doença, as empresas precisam pensar à frente para reimaginar o futuro dos seus escritórios.

A partir de sua experiência global, inclusive em países mais maduros no enfrentamento à pandemia, a equipe da JLL na região Ásia-Pacífico elaborou um guia que enumera as tendências para o futuro do espaço corporativo de A a Z. Muitos desses caminhos e possibilidades estão sendo experimentados também no Brasil. Alguns exemplos são a descentralização dos escritórios, parcerias com coworkings, negociações mais complexas entre proprietários e ocupantes, entre outros pontos que análise que serão abordados.

“O design corporativo será baseado no tripé da experiência humana, sustentabilidade e uso de tecnologias. Dessa forma, as empresas estarão mais preparadas para enfrentar novos desafios e oportunidades que se apresentam”, afirma Roberta Hodara, especialista em Workplace e Change Management da JLL.

A seguir, confira o guia de A a Z que vai ajudar as empresas a pensar o futuro dos escritórios e das relações de trabalho. 

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