Reportagem

Workplace Talks: grupo reúne profissionais para debater tendências para o futuro do trabalho e dos escritórios

JLL participa de iniciativa pioneira e pertinente neste cenário de tantas mudanças no mundo corporativo.

09 de Outubro de 2020

Os assuntos relacionados a Workplace nunca estiveram tão em alta. Depois da adoção em massa do trabalho remoto por causa da pandemia, as empresas agora estão refletindo sobre o futuro dos seus espaços de trabalho e a experiência que querem proporcionar aos funcionários no retorno ao escritório.

Isso pode ser novidade para alguns, mas grandes empresas como a JLL já abordam o tema há tempos. Uma das iniciativas pioneiras neste sentido é o Workplace Talks, um grupo de discussão criado no final de 2019 que já realizou quatro encontros - presenciais e online - desde então.

“O objetivo é trazer pessoas que trabalham efetivamente com Workplace para trocar ideias, apresentar o que cada empresa tem praticado, fazer benchmarking”, explica Roberta Hodara, especialista em Workplace da JLL e uma das fundadoras do grupo ao lado de Ivy Sato, responsável pelo Office Standard Design da Johnson & Johnson globalmente.

Ivy conta que a ideia de criar um fórum de discussão surgiu após sua mudança para trabalhar na sede da empresa em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. “Percebi que, fora do Brasil, existem serviços especializados em ajudar as empresas a montar uma estratégia de Workplace”, diz. Agora, ela acredita que é possível reverter o cenário e fazer com que as empresas especializadas apresentem as tendências e ditem as mudanças do mercado, e não somente  fornecedores. 

Registro do primeiro encontro do grupo, que contou com as presenças de
Roberta Hodara (JLL), Luciana Arouca (JLL) e Ivy Sato (Johnson & Johnson)


A participação da JLL no Workplace Talks é importante porque a consultoria atua como mediadora entre as duas pontas, ou seja, busca soluções junto aos fornecedores para atender às necessidades das empresas.

“O intercâmbio de informações entre o grupo nos possibilita conhecer melhor as dores das empresas e nos ajuda a prestar um serviço de excelência, alinhado a essas demandas”, pontua Luciana Arouca, da área de Projetos e Obras da JLL, que também integra a iniciativa.

Como funciona o Workplace Talks

O Workplace Talks é aberto à participação de qualquer profissional da área e, por isso, cresce a cada edição. Além do evento, em que os participantes têm um tempo para fazer sua contribuição e tirar dúvidas, há também um grupo de WhatsApp. É uma troca muito rica, pois inclui empresas que são referência em seus segmentos e até pessoas de outros países.

Cada encontro tem um tema. O primeiro serviu para conhecer como a área de Workplace está estruturada (ou não) nas empresas. O segundo abordou Change Management. O terceiro falou das mudanças impostas pela pandemia, enquanto o quarto, sobre a reentrada nos espaços de trabalho. A quinta edição será sobre diversidade e espaços de trabalho inclusivos, com realização ainda neste mês de outubro. 

Você é um profissional da área e quer mais informaçoes sobre o grupo?
Entre em contato!

Roberta Hodara
Consultora Sênior, Workplace & Change Management
Luciana Arouca
Gerente de Novos Negócios, Projetos e Obras

Fique por dentro

Receba nossa newsletter