Reportagem

Capacitação de profissionais é diferencial na gestão predial

Para manter a eficiência e a atratividade dos empreendimentos, as equipes prediais precisam de novas habilidades e competências, que vão além das questões técnicas e operacionais.

21 de Novembro de 2023
Autores:
  • Abgail Cardoso

Recursos tecnológicos, digitalização e automatização são cada vez mais importantes e presentes nos edifícios corporativos, galpões logísticos e condomínios industriais. Mas não bastam. Além disso, o que continua fazendo grande diferença é a qualidade da equipe que está à frente do empreendimento.

Os primeiros cursos superiores de Gestão de Propriedades e Facilities estão começando a surgir só agora. “Por isso, é importante contar com uma empresa de gerenciamento de propriedades e facilities experiente e bem estruturada, capaz de selecionar e formar os melhores times, já que são eles que atuarão para o sucesso financeiro e a valorização do empreendimento”, diz Fábio Martins, head de Gerenciamento de Propriedades da JLL.

O executivo afirma que a própria empresa dessa área pode oferecer cursos e treinamentos técnicos, operacionais, administrativos e comportamentais. Hoje, é preciso, ainda, investir nas chamadas soft skills, como comunicação, trabalho em equipe, confiança e flexibilidade, e em temas contemporâneos como diversidade, ESG e inovação, entre outros.

O diretor de Operações, Sérgio Maeda, observa que um dos desafios é a renovação do mindset, lembrando que o ritmo das transformações no modelo de trabalho acelerou ainda mais desde a pandemia. “Esse movimento exige atualização constante das pessoas, cabeça aberta às mudanças e mindset ajustado aos desafios atuais”, comenta Maeda.

Com o impacto do home office e do trabalho híbrido, o setor imobiliário ganhou o desafio de manter e atrair locatários e seus colaboradores. Nesse contexto, a equipe de gestão dos empreendimentos tem papéis que vão além das tarefas convencionais, como arrecadação condominial, gerenciamento dos prestadores de serviços e pagamento de impostos, materiais e serviços. As pessoas precisam desaprender temas que atualmente não fazem mais sentido e buscar inovação de maneira constante.

“Um dos desafios das equipes de gestão predial é atrair o ocupante para os escritórios e, entre as inúmeras iniciativas, temos que mapear e oferecer amenidades adequadas para cada público, estimulando e criando facilidades e experiências positivas para os usuários. As chamadas soft skills cada vez mais terão maior relevância para os gestores prediais. Conceitos e experiências na parte de hospitalidade serão mais valorizados, como já acontece em mercados mais maduros. No Brasil, isso ainda não é realidade no nosso setor, mas entendemos que é uma forte tendência”, diz Murillo Azevedo, gerente de Planejamento Estratégico.

Investimento na formação de times de alto desempenho

A JLL tem intensificado as oportunidades de treinamento para formar equipes de gestão predial de alto desempenho. A empresa aposta em iniciativas voltadas à atualização do mindset, como grupos para discussões de temas e desafios comuns aos empreendimentos e leitura de livros para posterior apresentação de pitches.

A grade de treinamentos mensais inclui questões técnicas, financeiras, administrativas, comerciais, operacionais, novas habilidades e temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e ESG. 

Conforme explica Maeda, os treinamentos presenciais são importantes para trocar experiências, fortalecer o espírito de equipe e criar conexões entre as pessoas que ficam distribuídas em diferentes empreendimentos. 

Murillo Azevedo ressalta que a empresa disponibiliza uma série de ferramentas e meios para o desenvolvimento dos colaboradores, sendo importante que todos tenham proatividade na busca do conhecimento e do desenvolvimento. “O papel da liderança é sinalizar a importância de se preparar para as oportunidades e buscar inovar continuamente. Se você não estiver causando uma disrupção no seu atual modelo de negócio, alguém, em alguma parte do mundo, estará causando por você”, alerta Murillo.

Fábio Martins, por fim, propõe uma reflexão: nem toda mudança traz melhorias, porém, para melhorar, é preciso mudar.

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