Reportagem

Com vacina, retomada das atividades é questão de tempo e empresas correm para fazer bons negócios

Mercado imobiliário corporativo está movimentado e há boas oportunidades para quem busca um novo espaço na retomada do trabalho presencial.

10 de Agosto de 2021

A pandemia fez com que as decisões imobiliárias se tornassem ainda mais estratégicas para as empresas. Ao longo do último ano e meio, a equação “custo x uso real” orientou as análises de ocupação, muitas vezes com redução de área ou mudanças de endereço. Agora, à medida que a vacinação da população avança, a retomada das atividades presenciais nos escritórios é uma questão de tempo. 

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“A maioria das empresas já tem condições de tomar decisões acertadas e seguras no que diz respeito ao tamanho, à localidade e à função de seus escritórios. Se não tem, deveria correr para ter, porque essa é a hora ideal para colocar os planos de readequação em prática”, alerta Yara Matsuyama, diretora de Locação da Divisão de Escritórios da JLL.

As companhias que ainda não bateram o martelo sobre o futuro dos seus escritórios precisam se apressar, pois o mercado está movimentado. Se, num primeiro momento, a procura era por equilíbrio financeiro por medo da crise econômica, agora, muitas empresas consideram a mudança para espaços melhores devido às condições do mercado.

“No primeiro trimestre de 2021, vimos o volume de transações aumentar e notamos que a busca por bons espaços se intensificou. A expectativa é de um aumento no número de locações até o final do ano”, diz Yara. 

Momento favorável para negociações

Segundo Rafael Calvo, diretor na Divisão de Escritórios da JLL, o momento é favorável para negociações. É possível pleitear melhores condições tanto em novos contratos quanto nos vigentes.

“Se a empresa tem a intenção de se mudar, a hora é agora, pois ainda há muitas opções no mercado, e com isso, maior poder de negociação dos locatários junto aos proprietários”, diz ele. 

Neste caso, o tempo é um fator crucial não só para encontrar boas oportunidades, mas também para combinar a inauguração do novo endereço com a retomada das atividades presenciais. Todo esse processo pode levar cerca de seis meses, desde a busca pelo lugar ideal, passando pela negociação, reforma do novo espaço e desmobilização do escritório antigo, até o dia em que os colaboradores possam ocupar suas novas posições. 

Outra vantagem para os locadores é que os locatários também estão mais flexíveis em relação à devolução do imóvel. Muitos proprietários estão aceitando receber os espaços mobiliados, e não nas condições originais, como era a prática comum. Isso tem agilizado as transações, principalmente por causa da redução de custos para os envolvidos.

“Ganha a empresa que abriu mão do espaço, já que terá menor custo na hora da devolução; ganha o proprietário, que fica com um espaço planejado e de alta qualidade; e ganha também o novo ocupante, que terá economia na mudança e precisará de menos tempo para ocupar o novo escritório”, conclui Yara. 

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