Reportagem

Descubra quais são e onde estão os principais riscos à saúde e à segurança no seu empreendimento

Garantir a integridade física das pessoas que circulam nos edifícios corporativos é uma das responsabilidades de seus proprietários.

19 de Novembro de 2020

O sistema de detecção e combate a incêndio, o sistema de ar-condicionado e os reservatórios de água de um empreendimento podem esconder riscos à saúde e à segurança se a manutenção não for realizada adequadamente. “São sistemas que precisam de atenção especial. Devem passar por manutenção rigorosa e ser vistoriados periodicamente por profissionais externos especializados”, alerta o gerente técnico corporativo da JLL, Evaldo Pisani.

Além de colocar a vida e a saúde das pessoas em risco, um princípio de incêndio ou um surto de diarreia ou de doenças respiratórias pode afetar a imagem do empreendimento no mercado e até levar os locatários a se mudarem, dependendo da dimensão do problema. “Em caso de incêndio, se ficar comprovada a negligência na manutenção dos equipamentos, a companhia seguradora pode negar a indenização, e o prejuízo fica ainda maior”, observa Pisani.

Confira alguns pontos que necessitam de atenção especial no momento de fazer manutenção ou corrigir possíveis problemas: 

Sistema de incêndio

Uma falha em um painel ou em um detector de fumaça, por exemplo, pode impedir o acionamento do alarme, atrasando a evacuação do prédio e o combate ao fogo. Para se ter uma ideia da importância da manutenção e da limpeza, até mesmo poeira pode interferir no funcionamento do detector de fumaça e aumentar o perigo. 

Caixas d'água

Devem ser limpas duas vezes ao ano por serviços especializados e vistoriadas em busca de problemas em sua estrutura e vedação. Análises bacteriológica e físico-química precisam ser feitas periodicamente em laboratório especializado independente para monitorar indicadores relacionados à potabilidade. Água contaminada pode causar diarreia, cólera, hepatite A, leptospirose, dengue e esquistossomose. 

Sistema de ar-condicionado

Em dutos e filtros sujos podem proliferar vírus, fungos, bactérias e ácaros causadores de doenças respiratórias. A grande preocupação do momento, a COVID-19, também aponta atenções para o sistema de ar-condicionado. E, além de melhorar a qualidade do ar que circula no empreendimento, a limpeza e a manutenção são importantes para evitar o desgaste prematuro do equipamento e reduzir o consumo de energia.

Geradores de energia

Para assegurar o funcionamento dos diversos equipamentos elétricos, é preciso ainda cuidar dos geradores, principalmente por necessitarem estar sempre prontos para uso em casos de falta de energia elétrica na rede da concessionária. Se houver necessidade de desocupação do prédio, os geradores são essenciais para a iluminação de halls e escadas.

Para saber mais sobre vistoria de infraestrutura, fale com a nossa equipe

Fique por dentro

Receba nossa newsletter