Reportagem

Como preparar o espaço corporativo para reuniões híbridas eficientes

Com novas formas de trabalho emergindo, três pontos devem ser levados em consideração ao planejar reuniões reimaginadas. Confira!

27 de Setembro de 2021

A pandemia de COVID-19 mudou para sempre a nossa maneira de trabalhar. Já se foram os dias do presenteísmo diário e de uma mesa para cada funcionário. Hoje, espaços colaborativos e flexíveis estão sendo inaugurados para apoiar uma nova forma híbrida de trabalho, transformando como encontramos colegas, clientes e, consequentemente, realizamos reuniões. Então, como garantir que o ambiente corporativo está adequado para o futuro dos encontros de negócio?

Fique por dentro

Procurando mais insights? Receba a nossa newsletter!

As últimas notícias, tendências, insights e oportunidades do mercado imobiliário direto para sua caixa de entrada.

Faça do escritório um destino, não um local onde as pessoas 'devem estar'

Passar horas em deslocamento rumo ao escritório e permanecer o dia todo em uma mesma mesa, uma rotina comum pré-pandemia, está cada vez mais longe da realidade atual. Cada vez mais, o escritório será um destino que oferece uma variedade de espaços que promovam bem-estar e trabalho em equipe, estimulando a colaboração e a criatividade.

Niels Kramer, diretor Criativo da Tétris para EMEA, sugere que as salas de diretoria 'estéreis' fazem parte do passado. Agora, áreas mais acolhedoras e informais serão o principal espaço em que as pessoas colaborarão, pois um ambiente confortável pode inspirar a criatividade e a socialização, temas fundamentais em um cenário de trabalho híbrido e reimaginado para o colaborador.

“Até um ano e meio atrás, um dos primeiros tópicos de um projeto era a quantidade de mesas necessárias para adequar o grupo de funcionários. Agora, as empresas estão solicitando ideias de espaços para reuniões colaborativas. As pessoas não vão ao escritório para fazer trabalho individual, elas vão para encontrar e trabalhar em equipe, para trocar idéias uns com os outros e para receber clientes”, explica Kramer.

O executivo ainda acredita que há valor em ter um escritório físico, especialmente quando se trata de apresentar ideias aos clientes. Entretanto, ele acredita que há uma tendência geral de se afastar das reuniões formais e rígidas, vendo que, em geral, a maioria dos segmentos estão se tornando mais informais e não esperam mais um encontro em uma dala de diretoria para uma apresentação. 

“Os clientes estão felizes com encontros em espaços mais confortáveis. A pandemia mostrou como a antiga maneira de trabalhar não era convidativa e, com as gerações mais jovens no mercado, as empresas sabem que devem mudar para atrair e reter talentos. Mesmo as companhias anteriormente relutantes compreendem que o trabalho flexível vai ficar, por isso estão ouvindo seus funcionários e adotando uma abordagem mais holística”, completa Kramer.

 

A premiada Sala NXT da JLL em Londres, no Reino Unido (Foto: Tétris)

Espaço de reunião informal nos escritórios da Orange em Bagnolet, na França (Foto: Tétris)

Sala de reunião informal no escritório da Diageo em Amsterdã, na Holanda  (Foto: Tétris)

Tecnologia de ponta vai facilitar as reuniões. Invista agora!

A tecnologia desempenhará um papel fundamental na forma como nos encontramos, mesmo com a maioria presente no escritório. Nem todos voltarão para participar de reuniões, portanto, os recursos digitais dentro dos espaços de reunião precisam facilitar a participação de pessoas de diferentes locais. 

Stéphanie Bonduelle, diretora Geral da Tétris para o Reino Unido, espera que haja um maior foco na qualidade da acústica e da iluminação, bem como na sonorização e no carregamento sem fio. “Trata-se de reestruturar a tecnologia pré-existente e investir em especificação para melhorar o local de trabalho e tornar as reuniões ainda melhores. Por exemplo, telas em tamanho real podem criar a impressão de que um colega de outro escritório está fisicamente na sala com você. Isso permite trabalhar remotamente, mas também ter uma palavra a dizer nas reuniões, enquanto que se estiverem apenas em uma tela de laptop, é fácil esquecer que eles estão lá. De muitas maneiras, a tecnologia pode realmente aumentar a inclusão.”

A implementação de mais tecnologia pode realmente ajudar a impulsionar a diversidade e a inclusão para muitas empresas, permitindo que as pessoas com deficiências façam parte, especialmente se o deslocamento para um escritório for difícil em termos de mobilidade.  

Bonduelle também acredita que a tecnologia ajudará a manter as salas de reunião seguras, com investimentos em ventilação e purificadores de ar, acesso sem contato, superfícies e materiais mais fáceis de limpar... as possibilidades são infinitas.

As salas de reunião que podem ser reservadas remotamente se tornarão a norma não só para controlar o número de pessoas dentro das salas, mas também porque pode permitir uma janela de 10 minutos para limpeza, de modo que as pessoas se sintam seguras. 

Kramer leva sua abordagem da tecnologia um passo adiante e sugere que, pela primeira vez, as empresas podem até decidir por alocar um espaço para um estúdio. De acordo com o executivo, um estúdio equipado com paredes à prova de som e equipamento de gravação de alta qualidade poderia ser útil para certas empresas em termos de distribuir internamente seus próprios materiais de treinamento e também aumentar o engajamento dos funcionários. “Quando propusemos essaideia aos clientes há um ano, eles não viram necessidade. Com a pandemia, muitos foram realmente receptivos a dedicar um espaço para esse formato”. 

A experiência multimídia imersiva e pioneira em tecnologia é perfeitamente demonstrada por nossa parceria com a JLL na entrega da premiada Sala NXT no centro de Londres. O escritório permite aos visitantes estar digitalmente em espaços de escritório, manipular fisicamente os planos através de sensores infravermelhos, entre outras novidades. As pessoas podem desfrutar de atualizações ao vivo de seus planos e dar vida a um conceito através de visuais deslumbrantes. É este tipo de tecnologia que estará na vanguarda do design de escritórios, mas pode ser implementada de muitas outras maneiras.

Reuniões futuras podem incorporar elementos como hologramas e VR para proporcionar uma experiência inclusiva onde ninguém se sinta deslocado, mesmo conectado do outro lado do mundo. 

 

Espaço de descontração no escritório da RS Components em Milão, na Itália (Foto: Tétris)

Portas de encaixe deslizantes em The Fork em Milão, na Itália  (Foto: Tétris)

Espaço flexível de reuniões nos escritórios da Glovo em Barcelona, na Espanha (Foto: Tétris)

Foco no bem-estar e abordagem holística

A pandemia colocou foco na saúde e no bem-estar, uma tendência que os colaboradores estão ansiosos para ver nos escritórios reimaginados. Isso, no entanto, precisa ser refletido na forma como o escritório é configurado e projetado.

O escritório precisa oferecer algo que as pessoas não possam obter em outro lugar. A reformulação de antigas salas de reunião que não serão mais utilizadas em estúdios de ioga, academias, zonas de meditação e outros espaços que promovam saúde e bem-estar motivará as pessoas a se deslocarem para o escritório, pois eles sabem que, além de trabalhar, podem dedicar tempo para relaxar e melhorar outros aspectos de suas vidas.

Há várias maneiras pelas quais as empresas podem conseguir isso. Algumas optarão por dividir salas maiores em espaços menores, mais íntimos, que limitam o número de pessoas permitidas de uma perspectiva de saúde e segurança. Ainda assim, algumas empresas podem optar por salas maiores para permitir o distanciamento social. Divisórias como portas de correr podem facilmente cortar uma sala pela metade para permitir reuniões menores, com a opção de abertura em um espaço maior conforme seja necessário. 

E não é apenas a sala em si que pode ser reconfigurada para atender uma série de necessidades. Até mesmo os móveis podem ser alterados para facilitar uma sala de reunião flexível. Por exemplo, cadeiras empilháveis e mesas desmontáveis podem ser facilmente guardadas quando a sala não está sendo usada para uma reunião, permitindo um espaço grande e arejado que poderia ser usado para uma série de exercícios e eventos de equipe. 

Encontramos soluções favoráveis para o seu negócio!

Descubra oportunidades e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar suas ambições.