Tecnologia imobiliária reduz custos e melhora as vidas das pessoas
Segmento imobiliário já dispõe de ferramentas inovadoras para alavancar o desempenho das empresas.
“A transformação digital está focada em pessoas, não na tecnologia.” Com essa visão, Poliana Brandão lidera a área de Digital Solutions da JLL, dedicada à entrega da mais alta tecnologia para o setor imobiliário, com o objetivo de fornecer dados e análises que servem de base para melhores decisões dos clientes.
“A tecnologia traz visibilidade às informações. A análise de dados permite montar uma estratégia eficaz que gera economia a partir da compreensão da usabilidade dos espaços, trazendo mais eficiência e produtividade para as empresas”, diz Poliana.
A área de Digital Solutions da JLL possui várias soluções que atendem a diferentes demandas das empresas, sempre com o objetivo de melhorar a performance do negócio. Conheça algumas delas:
- Experience App: é um aplicativo que melhora a experiência do funcionário e do visitante no
imóvel, com recursos como reserva de salas de reunião e direcionamento para vagas de
estacionamento, entre outros. - Utilization IQ: é uma plataforma que recebe informações de várias fontes, como dados de crachá,
redes fixas e sem fio e sensores de presença, e fornece insights para planejar o uso dos espaços de
maneira mais inteligente e, consequentemente, melhorar a experiência do ocupante. - PAT (Portfolio Analysis Tool): é uma ferramenta de integração e análise de portfólio, que traz dados
de locação, ocupação, custos, entre outros, facilitando o gerenciamento eficiente da carteira de
imóveis.
Poliana Brandão apresenta a área de Digital Solutions da JLL em participação na InfoMoney TV:
Além desses produtos, uma empresa como a JLL ainda pode oferecer consultoria de tecnologia para compreender os desafios do cliente, elaborando a melhor estratégia, implementando as soluções adequadas e dando suporte no uso das ferramentas.
O futuro do trabalho passa pela tecnologia
Segundo Poliana, muitas empresas ainda não estão preparadas para as mudanças que vêm com a transformação digital, embora seja algo que possa fazer toda a diferença para a sobrevivência dos negócios.
“O maior custo das empresas está nos ativos imobiliários, por isso, uma boa gestão é fundamental. A automatização também pode gerar insights ricos para a área de Recursos Humanos e melhorar a experiência do colaborador dentro do escritório. Se não se adequarem para o futuro do trabalho, as empresas terão dificuldade para atrair e reter talentos”, avalia.
Como você trabalhará em 2030? Viaje no tempo com o vídeo a seguir:
Na JLL, a transformação digital já acontece há algum tempo e inclui a aquisição de empresas de tecnologia referências em suas áreas, como a Corrigo, uma plataforma que aprimora o gerenciamento de Facilities, adquirida em 2015; e a ATG, uma empresa de tecnologia especializada em Facilities para a área de healthcare.
Na América Latina, a JLL conta com uma equipe de mais de uma dezena de profissionais de Digital Solutions, além do suporte do time global, o que garante a entrega dentro do prazo e no orçamento estabelecido.
“A transformação digital é um caminho sem volta. Muitas pessoas têm medo, mas ela contribui para que os colaboradores tenham funções mais estratégicas e menos operacionais”, analisa Poliana.