Pontos de vista

Escolha: o segredo para criar um espaço de trabalho envolvente

Pesquisas mostram que um ambiente mais feliz leva a funcionários mais produtivos

Criar uma experiência de trabalho mais envolvente não apenas beneficia os funcionários, mas também as empresas. A renovação da locação é uma maneira de aumentar a felicidade e a produtividade no local de trabalho. Nesse marco, as empresas geralmente precisam observar mais de perto como criar um ambiente de trabalho mais produtivo. Criar uma atmosfera que mantenha os funcionários engajados é fundamental para a produtividade, mas a maioria das empresas está ficando para trás nesse assunto. Uma pesquisa da JLL mostra que 59% dos funcionários em todo o mundo não estão engajados ou são apenas um pouco engajados no trabalho. E isso pode virar um problema caro - a Gallup estima que as empresas americanas absorvem mais de US $ 450 bilhões em produtividade perdida por ano graças ao engajamento ruim.

E como consertar isso? É projetando mais espaços colaborativos? Tornando os espaços de trabalho mais flexíveis?

A resposta é menos sobre a integração dos últimos “modismos” e mais sobre como as soluções são identificadas. Aqui estão algumas perguntas críticas a serem feitas:

Como as empresas podem projetar espaços produtivos sem sufocar a criatividade?

Produtividade e criatividade não precisam estar em conflito umas com as outras. Você pode conseguir isso, por exemplo, criando flexibilidade e variabilidade nos espaços para suportar diferentes estilos de trabalho. O poder de escolha é um ótimo facilitador; os funcionários gostam de ter opções. Suas necessidades nem sempre serão as mesmas; eles estão constantemente evoluindo. Com isso em mente, este movimento está sendo incorporado em mais escritórios atualmente, integrando uma variedade de espaços silenciosos e colaborativos, onde os funcionários podem fazer uma pausa na mesa ou se encontrar, colaborar e socializar com colegas de trabalho.

Outra consideração importante - o que inspira seus funcionários? Existe algum objetivo ou um tipo específico de espaço? É importante perguntar a eles o que funciona (e o que não funciona) nos espaços existentes. Elementos pequenos podem ter um grande impacto.

O que faz os funcionários “funcionarem”?

Seus funcionários são a chave para o sucesso. Projetar um ambiente envolvente deve começar por engajá-los. O que os mantém trabalhando? Que tipo de ambientes eles precisam utilizar? A tecnologia e o fluxo de dados estão criando grandes mudanças, então pense em como isso está transformando a forma como as pessoas trabalham e o que precisam. Seus funcionários estão capacitados com opções?

O design do escritório também precisa refletir os valores culturais da sua organização para informar os funcionários e gerar engajamento. O ambiente de trabalho reflete precisamente os valores centrais da empresa ou como eles mudaram? Isso motiva os funcionários a dar o melhor de si? Fazer essas perguntas tem um retorno significativo: as empresas que dedicam tempo para desenvolver sua cultura para engajar os funcionários retornaram uma receita superior a 500% maior que a dos concorrentes.

Os funcionários sabem melhor do que qualquer outra pessoa o que precisam, por isso, coletar sua opinião antecipadamente no processo de design deve ser uma prioridade.

Como a tecnologia está mudando o jogo?

A tecnologia está mudando o local de trabalho e continuará a evoluir rapidamente. Os formatos de trabalho são mais flexíveis, terceirizados freqüentemente entram e saem dos escritórios e a comunicação é altamente centrada na tecnologia. No entanto, a sobrecarga tecnológica está se instalando, e há um desejo de mais contato humano. Agora, mais do que nunca, há uma necessidade maior de derrubar silos e barreiras de comunicação dentro das organizações e reunir pessoas diferentes. Como resultado, mais escritórios estão derrubando barreiras visuais, maximizando o espaço para o trabalho colaborativo e encontrando outras estratégias de design para incentivar o trabalho em equipe. E, quando a tecnologia se revela uma grande distração, ter pelo menos uma área de tecnologia mínima no escritório pode ser um retiro bem-vindo.

Projetar um local de trabalho atraente não precisa ser complicado. O que sua empresa precisa é de uma boa estratégia que esteja alinhada com os funcionários. Isso servirá como base sólida por muitos anos.