Pontos de vista

Como o rastreamento dos ambientes melhora o gerenciamento de Facilities

E implementa uma melhor experência para os usuários.

23 de Abril de 2019

As empresas estão adotando novas tecnologias de rastreamento que ajudam a fornecer melhores dados para decisões mais assertivas sobre sobre seu portfolio, seja próprio ou alugado. Essas ferramentas de rastreamento estão permitindo maior alinhamento das prioridades dos ocupantes com os proprietários. O resultado? Uma melhor experiência do inquilino.

“Os clientes nos dizem que a economia de custos e a eficiência operacional continuam a ser uma prioridade para os ocupantes”, diz Susheel Koul, diretor executivo de Gestão Integrada de Facilities na região Ásia-Pacífico da JLL. “Conversamos com gerentes de escritórios e fábricas em toda a região - eles querem saber sobre novas ferramentas no setor imobiliário e como elas ajudam as empresas a economizar dinheiro e tornar seus espaços de trabalho mais eficientes.”

“Edifícios Inteligentes” - um mundo onde os dados revelam tendências como padrões de trabalho dos funcionários, utilização das salas de reunião, qualidade do ar, temperatura e muito mais. Edifícios inteligentes ajudam os gerentes de instalações e ativos a identificar falhas, otimizar o desempenho de sistemas prediais e reduzir custos. Aqui estão cinco razões para investor nessa tecnologia:

1. Melhore a produtividade das pessoas

Fatores de conforto e fatores naturais têm impacto direto no desempenho do trabalho. “Fatores ambientais internos como temperatura, qualidade do ar e iluminação são fundamentais para o conforto e a produtividade dos ocupantes”, diz Koul. “Se os ocupantes souberem sobre as condições em tempo real, eles poderão fazer os ajustes necessários e, com isso,  aumentar significativamente a função cognitiva dos funcionários e sua capacidade geral de entrega.”

2. Torne-se mais eficiente em termos de energia

A redução de emissões de carbono e energia continua em alta nas agendas corporativas. Peter Hilderson, chefe de Soluções em Engenharia e Operações da JLL sugere que “rastrear a produção de energia através de tecnologia de edifícios inteligentes ajuda as empresas a obter certificações como LEEDs e Green Star.” Com esses dados, as empresas melhoram seu valor social e ambiental de longo prazo, bem como suas reputações.

3. Aumentar a segurança

Monitores de circuito fechado tem sido amplamente adotados como ferramenta de vigilância desde sua criação, em 1942, para monitorar a atividade e deter o crime. “O monitoramento manual do sistema sempre foi uma tarefa demorada e cara, mas a incorporação de tecnologias de sensores pode fornecer um alerta instantâneo para destacar os problemas”, de acordo com Hilderson. E os gerentes de facilities de alta segurança e prédios não ocupados relatam regularmente os benefícios das ferramentas de rastreamento para vigiar esses prédios.

4. Minimize o impacto da interrupção 

Prédios ineficientes ou em manutenção afetam a todos. Água transbordando de um refrigerador ou de uma unidade de ar-condicionado quebrada são riscos significativos - o desconforto é uma coisa, o custo é outro, não apenas para os proprietários do prédio, mas para aqueles que alugam espaço que podem enfrentar o aumento da insatisfação como consequência. Equipar prédios com sensores de rastreamento poderia reduzir potencialmente os custosos prêmios de seguro, da mesma forma que as seguradoras de automóveis reduzem os prêmios para motoristas que se adaptam a sensores para monitorar o desempenho da direção.

5. Valor agregado

Um edifício inteligente é um ativo valioso para um investidor ou proprietário. Os pontos de dados em um prédio, ou em um portfólio, fornecem informações poderosas sobre como ele está funcionando como uma entidade única e como ela se compara a outras. Com esses dados e conhecimento, decisões mais informadas podem ser tomadas para melhorar o desempenho imobiliário com ajustes que podem: expor ineficiências de construção, melhorar a experiência humana e maximizar o aluguel como resultado.

Abraçando ferramentas de monitoramento

As tecnologias de prédios inteligentes fornecem insights que não estavam disponíveis para os administradores de propriedades e instalações anteriormente. “Agora, você obtém uma poderosa combinação de informações do empreendimento e dados em tempo real que ajudam em uma tomada de decisões informada por meio da implementação de ferramentas de rastreamento”, acrescenta Hilderson. "A detecção antecipada permite uma correção mais rápida e isso é bom para os negócios".

young man on rooftop using a laptop
Fique por dentro

Receba nossa newsletter